terça-feira, novembro 08, 2016

Judaísmo e Ética




Três Pensamentos da 
Ética Judia






Psicología da reclamação


Nossos sábios alertam que reclamar é um comportamento incômodo. O reclamão o aquele que dedica seu tempo para reclamar, não quer que as coisas melhorem, mas quer desfrutar dos benefícios das suas reclamações. Quer se livrar dos favores recebidos de outra pessoa, voltando – se contra ele. Agradecer a D-us ou a outra pessoa pode ser um fardo muito pesado, seu orgulho não o permite. Sua ingratidão torna-o um ser humano desagradável. Só focaliza no que falta e fica cego com o que já tem. Não se doa, só quer receber e nunca se contenta.
Quem sofre desta característica deve parar, pensar e reconstruir sua vida, deve estimar as coisas que possui e tentar ser mais doador que receptor.

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Ofensas


Nossos sábios ensinam: “todo aquele que envergonha o próximo em público, é como se estivesse derramando seu sangue”.
Ofensas e palavras enganosas provocam males muitas vezes maiores que um dano material. Nas perdas materiais você até pode restituir, mas o mal feito com palavras não se presta a compensações. Cuidado, portanto, para não envergonhar os outros, principalmente sua esposa e filhos, pois eles são mais sensíveis.
Não se deve incomodar uma pessoa lhe fazendo perguntas que ressaltem sua ignorância em um determinado assunto. Evite apelidos. Não faça falsas afirmações, não simule intenções que não sejam autênticas. Fale sempre com sinceridade, retidão de espírito e pureza de intenções.
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O valor de cada segundo


Nossos sábios nos incentivam a refletir sobre o fato de que D-us nos deu uma vida única.
Cada respiração, cada segundo, cada batida do coração só ocorre uma vez e nunca se repetirá. Todo instante da vida é como uma pedra preciosa, ainda em estado bruto, que nos diz: “libere meu potencial, desvende meu segredo, faça alguma coisa comigo para revelar o propósito do meu ser! Só estou aqui está única vez, e não estarei de novo”.