terça-feira, março 15, 2016

Purim: Leitura da Meguiláh


Leitura da Meguiláh

É obrigatório ouvir a leitura da Meguiláh, quando esta foi escrita em um pergaminho, com a tinta correta, de acordo com as leis e costumes. Quem, no entanto, ouviu a leitura do Chazan, mas perdeu uma ou mais palavras por causa do ruído na sinagoga ou qualquer outro motivo, deverá ler as palavras perdidas do livro com o qual está acompanhando a leitura, mesmo que, obviamente, este livro não seja um pergaminho kasher. E se o Chazan tiver prosseguido em sua leitura, a pessoa deve continuar lendo sozinha em voz baixa, até chegar onde o Chazan se encontra. Tais regras são válidas somente quando se ouve a maior parte do conteúdo da narrativa de um Chazan que está lendo de uma Meguiláh escrita em um pergaminho kasher.
Aqueles que se esmeram com relação às Mitzvot (preceitos) devem comprar para si uma Meguiláh escrita em pergaminho kasher, para que mesmo se perderem uma palavra, possam concluir a leitura de um pergaminho kasher e assim cumprir a obrigação de acordo com todas as opiniões, pois há Poskim (rabinos legisladores) que só permitem o procedimento da halacháh anterior quando a pessoa acompanha a leitura de uma Meguiláh própria, escrita em pergaminho kasher.

Berachot da Meguiláh


Antes da Leitura da Meguiláh, à noite, recitam-se três Berachot (bênçãos) 1) Al Mikrá Meguiláh – pelo cumprimento da Mitzváh (preceito); 2) Sheassá Nissim – em agradecimento pelos milagres; 3) Shehecheianu – como gratidão de estarmos vivos hoje. De acordo com o costume ashkenazi, também se diz a Beracháh (bênção) de Shehecheianu na segunda leitura, durante o dia; e, de acordo com o costume sefaradi, diz-se Shehecheianu somente na Leitura da Meguiláh, à noite, e esta Beracháh também vale para as demais Mitzvot do dia de Purim. Depois da leitura, costuma-se fazer a Beracháh de "Harav Et Rivenu".

É bom ter a devida cavaná (intenção ou concentração) na Beracháh de Shehecheianu (antes da Leitura da Meguiláh) de cumprir a obrigação das três outras Mitzvot de Purim: 1) Mishlôah Manot (enviar alimentos de presente); 2) Matanot Laevionim (presentes para os pobres); 3) Mishtê (banquete de Purim). De acordo com o costume sefaradi, essa cavaná deve ocorrer no momento da Beracháh da leitura da noite. Para os ashkenazim, essa cavaná deve ocorrer na recitação da Berachá de Shehecheianu de dia.