domingo, dezembro 27, 2020

Quando o pão é Hamotzi ou Mezonot?

 

Quando o pão é Hamotzi ou Mezonot?




O que é necessário para um pão ser considerado hamotzi e/ou mezonot?

Em relação a uma massa assada que foi sovada com suco de fruta, açúcar ou algo similar: se na mistura podemos sentir o gosto adocicado do suco de fruta, o Shulchan Aruch define que sua brachá é “bore minei mezonot”, e assim é o costume dos sefaradim.

Deve-se notar que quando mencionamos suco de fruta, de acordo com a halachá estamos falando de um suco 100% natural.

Após estas definições, podemos agora analisar o caso da chalá doce que foi sovada com uma quantidade de suco de fruta (ou açúcar, etc.) menor que a quantidade de água. De acordo com os ashkenazim, sua brachá é “amotsi”. Segundo os sefaradim, o que define é o fato de o gosto ser sentido na massa: se o gosto adocicado do suco é sentido na massa, a brachá da chalá será “mezonot”.

Desta forma, através das chalót ou pãezinhos nos quais sentimos um gosto adocicado (note que não se trata apenas de um gosto um pouco diferente do gosto da chalá comum) e que, portanto, têm a brachá de mezonot, os sefaradim não cumprem a mitsvá das 3 refeições no Shabat, já que o Shulchan Aruch (274:4) traz que há a obrigação de comer pão cuja brachá é “hamotsi” nestas refeições; a chalá na qual se pode sentir o gosto adocicado se enquadra na definição de “pat habá bechissanin”, cuja brachá é mezonot. Portanto, os sefaradim devem ter o cuidado de não comprar chalá na qual se pode sentir o gosto adocicado.

Não há nenhum problema em relação aos pãezinhos cuja brachá é “mezonot” e que são comidos em uma refeição completa; uma vez que o ingerimos junto com outros alimentos, chegamos a uma quantidade total que é classificada como “fixar uma refeição” e temos a obrigação de fazer netilat yadaim (lavar as mãos) antes – e quanto a isso todos concordam.

Perasháh Vaygash 5781


Una reflexión no solo para este Shabat, sino para todo los días. una enseñanza, sobre liderazgo y unión.