quarta-feira, julho 25, 2018

O dia do Amor: Tu BeAv


Tu BeAv: A alegria de unir-nos

A o dia de Tu BeAv (טו באב), alguns chamam-lhe o “feriado do amor, ou o “dia das almas gémeas”. O Talmud chama-lhe “o dia mais alegre do ano”. Embora haja bastantes explicações diferentes em torno do que há de tão especial acerca do Tu BeAv, há uma em particular que considero ser tremendamente profunda: Tu  BeAv, o 15º dia de Av, celebra-se quarenta dias antes da data da Criação, de acordo à tradição oral, que o 25º dia de Elul, o momento em que a Luz do Criador decidiu que a humanidade fosse criada. 
Os Cabalistas ensinam que quarenta dias antes de cada um de nós nascer, é tomada a decisão sobre quem será a nossa alma gémea. Assim, quarenta dias antes da humanidade surgir, em Tu BeAv, foi formada a energia para a unificação das almas gémeas. Mesmo antes da criação do Homem, neste dia foi despertada a Luz de todas as almas gémeas a serem alguma vez criadas. A fonte de energia que será o potencial para nossas vidas. Então, quer pensemos em estar numa relação, ou já a tenhamos, mas desejemos aprofundá-la ou elevá-la, não há melhor dia do ano para beneficiar dessa poderosa energia da alma gémea, que o dia de Tu BeAv.
Em um nível básico, é frequente pensarmos que quando nos unimos à nossa alma gémea, esse é um dia de alegria. Mas é importante entender que o Talmud o considera alegre não por causa do momento inicial da conexão, ou por ser o início de um relacionamento, mas sem porque é o dia que contém a versão aperfeiçoada da própria relação com a alma gémea. E isso sucede quando realizamos o trabalho espiritual durante um período de anos, quando crescemos juntos, que nos tornamos a essa união aperfeiçoada.
Sinceramente com toda honestidade, não existe tarefa mais importante que o exercício, no qual desenrolamos nossos relacionamentos; o Zôhar, o Livro do esplendor, assim como Sefer Yetsirá (Livros fundamentais da Cabaláh) ensinam que a maior bênção do mundo é obter o mérito de se estar com alguém que nos compele para o crescimento, e que também está receptivo a ser empurrado por nós para crescer. 
De acordo aos ensinamentos da Cabaláh, temos a responsabilidade de não só apenas crescermos, de não só apenas conhecermos, senão o propósito - que é ajudar-nos e empurrar-nos – mas também de entendermos que estarmos preparados verdadeiramente a crescer no amor, que este autentico sentimento também influencia no mundo. Então, é importante, no Tu BeAv, ter consciência de que a Luz (criada através do relacionamento com a alma gémea) que estamos a atrair ou a elevar, não é apenas para nós, mas para todo o mundo.
Sabendo que o Tu BeAv é o dia em que foi acordada a nossa relação com a nossa alma gémea, espero que todos possamos tirar partido das vantagens da incrível energia disponível, neste dia tão “alegre”, e que todos possam ficar mais próximos de conseguir a tão desejada relação com a alma gémea.