segunda-feira, janeiro 10, 2011

A Mercedes Benz foi judia

Mercedes Benz foi judia


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Poucos recordarão, ou lhes importará recordar, aqueles desfiles nazistas, tão meticulosamente encenados na Alemanha, depois da ascensão do Hitler ao poder. As fotografias destas cenas freqüentemente mostravam ao Fuhrer parado para saudar dentro de uma gigantesca Mercêdes-Benz. Haverá-lhe dito alguém que o automóvel no que viajava, um automóvel associado com todos seus valores, foi renomado com o nome da neta de um rabino húngaro?

Não nos referimos à palavra Benz, que obviamente a deu o fundador da empresa que se uniu ao Daimler em 1926 para formar a capitalista Daimler-Benz. Os automóveis fabricados pelo Daimler desde 1901 foram chamados Mercedes, e vale a pena conhecer o motivo.

Karl Benz e Gottlieb Daimler tinham começado a trabalhar, por separado, com automóveis com motor a petróleo em 1885. Não foram os que idearam o princípio como nos quer fazer acreditar a propaganda alemã: o primeiro automóvel com motor de petróleo na história foi criado por um químico judeu de Viena chamado Siegfried Markus em 1870. Tinha criado seu automóvel por sua conta; Daimler e Benz foram apenas os primeiros em perseguir o potencial comercial da idéia.

Os automóveis que, durante o resto do século, vendiam estas duas empresas (e os franceses que progrediram muito mais rápido uma vez que começaram) eram torpes e muito pouco estáveis. Então entrou na cena do Daimler um homem chamado Emil Jellinek: tinha experiência em carreiras, em negócios, e mais que tudo, um bom cérebro. Herdou-o de seu pai Adolf, nascido em 1820 no Drslawitz (ou Drslavice ou Uhersky Brod), Hungria, e foi mais conhecido na comunidade judia do Leipzig a Viena como Rabino Aaron Jellinek, um grande estudioso, um notável místico e um brilhante pregador.

Cinco filhos teve o rabino antes que Emil nascesse em 1853; mas à medida que o jovem Emil crescia não demonstrava nenhum sinal de que queria seguir os passados do resto de sua família.
Seu pai se desesperou, já que pai não se preocuparia com corrigir os enganos de seus filhos? Rabino Aaron moveu os fios para seu filho Emil, para que possa trabalhar em Marrocos, com o consulado do Austro-a Hungria, um trabalho suficientemente respeitável.

No Tanger e Tetuán o jovem Emil demonstrou ter grande habilidade para os negócios, florescendo tão rápido que em dois anos pôde casar-se com o Rachel Gogman Cenrobert, filha de família sefaradi. Esta foi à influência que fez que nomeassem a sua terceira filha Mercedes. Quando nasceu, em 1892, ele estava vivendo na Europa, um homem endinheirado, interessado em novas tecnologias como o motor do automóvel. Logo adquiriu uma agência do Daimler, vendendo automóveis a personalidades ricas, já que eram seus amigos por seu status diplomático.

Em 1900 ocorreu um acidente durante a Semaine de Vete na Niza, que tinha sido recentemente estabelecida como a semana do esporte automotriz para o entretenimento dos ricos. Um Daimler tinha derrubado em um dos eventos principais, matando a seu condutor, e Jellinek não teve outra alternativa que reabilitar a reputação do Daimler e também melhorar o automóvel. Tinha idéias de como levá-lo a cabo, as explicou ao desenhista principal da empresa Wilhelm Maybach, e os deixou para que o façam.

Não é este o lugar de recitar as virtudes técnicas da máquina nobre que emergiu. É suficiente que o automóvel que foi apresentado na Niza em janeiro de 1901 estava tão distante de todo o resto que provavelmente foi o primeiro motor moderno para automóveis. Os espectadores e os clientes estavam convencidos, porque funcionou melhor que todo o resto, era mais suave e mais fácil de dirigir. Seu nome estava em boca de todos os pressente - mas não era Daimler.

Jellinek tinha ficado impressionado pela interpretação do Maybach de suas instruções, e os respaldou com dinheiro. Ordenou 36 exemplares do novo automóvel (vendeu o primeiro ao Barão Henry do Rothschild), mas com a condição de que seu pedido tenha exclusividade no Austro-a Hungria, Bélgica, França e os Estados Unidos. Foi mais longe até, insistindo que o nome teutónico do Daimler era a barreira psicológica maior para a venda na França e em alguns outros negociados. Onde os venderia Jellinek se chamaria Mercedes.

E assim foi; e assim permaneceu até que em 1926 se uniu ao Benz, e até o dia de hoje aparece em todos os automóveis luxuosos que fabrica esta empresa.

John Leonard Kensell Setright (inglês filhos de pais australianos) é um dos jornalistas mais distinguidos de seu país (Grã Bretanha) no item do esporte automotriz. Seu último livro é - “Siga Dirigindo! - a história social do automóvel”. Em sua edição de luxo as páginas do prefácio começam com as letras “Bet Hê” – ב"ה, que simboliza as palavras em Hebraico Baruch Hashem ou Beezrat Hashem, Bendito o Senhor ou Com o Favor de D’us.