“Doze das treze portas de Jerusalém correspondem às doze tribos. Por elas ascendem às orações de cada uma das mesmas, aos céus... A décima terceira porta é para quem ignora qual é sua tribo”.
Rabi Dov Ber, O Maguid de Mezericz, Lider Chassidico, 1772
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As Raízes Judaicas no Povo Chinês
猶太人根在中國人民
CHIANG-MIN, CHINA
“Eis, estes virão de longe,
Aqueles do setentrião e do oeste,
Aqueles outros da terra de Sinim.
Louvai, céus, e regozija-te, terra;
Porque o Senhor consolou o seu povo
e se compadeceu de seus aflitos.”
[Sinim - A palavra em hebraico para China; Isaías 49:12]
Em vilarejos fortificados nas altas cadeias de montanhas da fronteira da China com o Tibete habitam os Chiang-Min de Setzuan. De acordo com o missionário escocês reverendo Thomas Torrance, que visitou Cheng-du em 1918, os chiang-min são descendentes dos antigos israelitas que chegaram à China centenas de anos antes da era cristã.
Torrance publicou vários trabalhos na década de 20 sobre o assunto, acerca dos costumes e da religião dos Chiang, e em 1937 escreveu sua obra Os Primeiros Missionários da China: Antigos Israelitas -- a culminação de suas idéias referentes às origens e à vida dos Chiang-Min.
Torrance observa que os Chiang-Min “...retêm marcas inquestionáveis de serem membros do ramo israelita da raça semita...”, entre as quais as inconfundíveis feições semitas. Ele encontra muitos costumes em comum com a religião israelita antiga. Os Chiang-Min acreditam em um D’us único e servem a Abbah Molan, reminiscente do mensageiro (Malach) israelita de D’us ou anjo. “Em tempos de calamidade ou sofrimento insuportável, o povo tem um lamento ou grito de dor com o som de Ia vei”-- muito sugestivo... do nome bíblico de D’us.
De acordo com Torrance, a concepção de sacrifício dos chiang também veio dos antigos israelitas. O arado usado por esse povo é semelhante ao antigo arado israelita e é puxado por dois bois, de acordo com o estipulado pelo Deuteronômio (Devarim) 22:10: “Não lavrarás com um boi e um asno juntamente”. Os sacerdotes Chiang-Min, como os antigos sacerdotes israelitas, usam faixas para prender suas vestes e levam um bastão sagrado em forma de serpente, reminiscente do bastão bíblico (a serpente de Cobre feita por Moisés: Números 21:9; Reis II 18:4).
Há judeus que fundaram comunidades em várias partes da China, principalmente em Kaifeng, e que provavelmente chegaram à região nos séculos X ou XI, como mercadores, através da “Rota da Seda”.
Muitos dos missionários que entraram em contato com os judeus chineses, a partir do século XVII até o XIX, estavam convencidos de que eram descendentes das Tribos Perdidas, as quais haviam chegado através de Khourasan e Turkesan (Curdistão e Turquestão provavelmente), ou então pela rota marítima, através da Índia e do arquipélago malaio; a maioria das autoridades no assunto, no entanto, afirma que são judeus de origem persa.
BIBLIOGRAFIA
· Adler, Marcus N., Chinese Jews (Oxford, 1900).
· Ezra, E., Chinese Jews (1925).
· Dicker, H., Wanderers and Settlers in the Far East (1962).
· Finn, James, The Jews in China (london, 1843).
· Parfitt, Tudor, Las Tribus Perdidas de Israel – Editorial Granica
· Perlman, S.M., The Jews of China (London, 1909).
· Gilbert, Martin – Historia de Israel – Edições 70.
· Dr. Gustavo Perednik – Programa Ai Tian, de Esclarecimento Judaico na China.