A mitzváh (o preceito) da “Havdaláh lemotzaêi Shabát”
O mandamento
divino: “Recorda o dia do Shabát
para consagrá-lo”, significa que devemos santificar o Shabát ao chegar e ao
sair. O momento certo da “havdaláh” é
depois dos serviços noturnos de “maarív”.
Assim como
manifestamos alegria pela chegada do Shabát, ficamos tristes quando chega o
momento de sua despedida. Essa tristeza se expressa por algumas canções tristes
da “seudáh shelishít”, antes do sol
se pôr . Quando o sol se põe, o Shabát chega ao seu fim. Tenta-se prolongar um
pouco a despedida do Shabát e, quando se distingue três estrelas no céu,
considera-se o término do Shabát. Fazem-se, em seguida, as orações de “arvít” de “motzaêi Shabát” (saída
do Shabát).
A despedida do
Shabát e o início de uma nova semana de seis dias se expressa pela oração
especial, que se diz em “motzaêi Shabát”:
“havdaláh lemotzaêi Shabát”. Nesta
oração enfatizamos a saída do Shabát e o início de uma nova semana.
Enche-se um
copo de vinho, até derramar um pouco pelas suas bordas, acende-se duas velas ou
uma vela especial trançada. Segura-se o copo de vinho e são pronunciados sete
versículos do “Tanach”
correspondentes aos sete dias da semana.
Celebra-se
também o “motzaêi (culminação ou finalização) Shabat” com canções.
É costume, em
algumas comunidades, fazer uma refeição festiva na noite de Shabát chamada de “melavéh malkáh” que literalmente
significa “acompanhar a rainha”, do Shabát, que se despede, para dar lugar aos
dias da semana, que se aproximam.
Shavua Tov Umeborach!!!!!
Que Hashem Lhe Conceda a todos vocês uma muita boa Semana, cheia de alegrias, de sustento, de trabalho, de saúde, de boas amizades, de carinho, de amor, de Paz, e principalmente de união com o Criador.