Pêssach e a sua essência
Desde séculos, os cabalistas têm entendido que para
atingir um nível de iluminação e conhecimento, temos que abandonar as
explicações tradicionais dos adeptos da assim chamada corrente principal e
retornar ao significado e propósito da festividade. Os sábios confiaram nas
leis de causa e efeito para quebrar os muros de idéias erradas que têm
prevenido tantas pessoas de tomarem proveito da riqueza e positividade que a
festa de Pêssach tem para oferecer. A significação de Pêssach é resultado e
efeito do mês hebraico de Nissan (provem da palavra Nes = Milagre), que é a
causa primária da liberdade que é tão freqüentemente associada com esta festa
especial. Portanto, não há razão para celebrar tradicionalmente Pêssach como a
ocasião que marca a libertação do Povo Judeu.
Pêssach nos proporciona uma oportunidade de perceber
que podemos e devemos hoje alcançar liberdade irrevogável em nossas vidas
individuais.
A
servidão à qual estamos sujeitos vem de várias formas: uma pessoa ou um país pode
estar sobrecarregado pelo peso de dívidas. Um casamento pode ser uma fortaleza
que alguns tentam deixar e na qual outros querem entrar. Podemos nos livrar da
servidão da insegurança, da carência, do medo, dos litígios. As muitas faces da
servidão enchem nossa vida, não reconhecida como tal. Perdemos noção do amanhã.
Podemos ser escravos ao penhorar nossa esperança.
Quando há esperança no
coração, mesmo num momento difícil e triste, um melhor amanhã surge no
horizonte, levantando o espírito e sustentando os passos.
Estamos cegos para os aspectos e as situações nas
quais não precisam ser necessariamente partes do quebra-cabeça de nossas vidas.
Porque não enxergamos os verdadeiros horizontes. Pêssach nos libera das
ataduras de nossa capacidade de enxergar.
Às
vésperas do primeiro Pêssach da História, quando D'us prometeu que a redenção
viria, Ele usou a seguinte expressão: "Farei um pedut entre Meu povo e os
egípcios" (Shemot VIII:19). Há divergências entre os comentaristas sobre a
tradução de pedut, se quer dizer "separação" ou
"libertação". Na verdade, veremos que é a combinação de ambas.
Mais adiante na Toráh,
Rashi nos ensina que há um amanhã imediato e um a longo prazo. Em termos
gerais, todos os povos sonham com a Redenção, assim como o escravo sonha com
sua liberdade.
A chave que destranca as portas da cadeia mesma que
nos prende longe da libertação que teve lugar no Egito há tantos anos atrás
pode ser encontrada no livro do Êxodo, na Bíblia. "Esse mês será para vós
princípio dos meses, seja ele para vós o primeiro dos meses do ano"
(Êxodo, 12:2). Esta é a primeira menção Bíblica como o Rosh haChodashim, o
primeiro, a cabeça, ou a fonte de todos os meses. As palavras chaves no
versículo do Êxodo citado são "para vós". Com esta frase, o controle e o conceito de liberdade mudou na época do
Êxodo, do Egito, deixando os filhos de Israel, e com eles toda a humanidade, em
controle.
Toda pessoa cuja vida seja obscurecida pela miséria
busca a luz no horizonte distante, porque não compreende que livre se é quando
se muda. A questão é, se está apenas preocupada com o imediato, em curto prazo,
ou traçou metas maiores na vida. Será que leva também em conta o amanhã
distante ou sua visão é limitada somente àquilo que enfrenta no momento?
Ocorre-lhe incluir dias mais felizes para os que ainda nascerão?
Verdadeiros fundadores de nações sempre pensam mais
à frente de sua geração, inspirados pela idéia de que estão estabelecendo uma
república para o futuro, com base nos princípios e ideais de liberdade e
justiça para todos.
Quando o Todo-Poderoso prometeu a redenção de nosso
povo, não tencionava abranger apenas o futuro visível. Ele foi muito mais além;
D'us tinha em mente o grande e glorioso amanhã, que garantiria a liberdade para
toda a humanidade, em época de benevolência, livre de qualquer sofrimento, com
todos cumprindo Sua lei.
Agora é possível entender melhor a tradução de pedut
- separação e liberdade; na verdade uma coisa só. A "Separação" nos
ensina que há uma diferença básica entre o conceito de liberdade apenas para
romper as correntes imediatas, e a outra imagem exaltada de liberdade que
pretende libertar o homem para sempre.
Esta liberdade só é eficaz quando regida pela lei e
justiça, pela Toráh e seus ensinamentos eternos. Isto é válido para qualquer
pessoa, em cada lugar e em todas as épocas.
Este é o mapa completo para todos os tempos ainda
por vir.
Possamos expandir nossos horizontes, dedicando-nos a
trazer liberdade e paz para os que estão distantes e conforto para o próximo.