domingo, maio 23, 2010

Líderes Bíblicos

 Ensinamentos Contemporâneos

Durante séculos, pessoas de todas as partes do mundo buscavam nos líderes descritos na bíblia, inspiração e guia. Sua perspectiva, suas sábias palavras, sua notável capacidade para fazer frente a situações, eram modelos de conduta e de liderança. É a forma intemporal com que a Bíblia trata a natureza humana, a que nos faz possível aprender o passado distante e aplicar nosso conhecimento a situações modernas.
David Ben Gurion Z"L escreveu: “2500 anos se passaram desde os profetas... mas os valores de verdade e justiça, compaixão, paz e amor ao próximo, seguem em pé...”
LÍDERES BÍBLICOS

Suas diferentes modalidades


Os líderes bíblicos ocuparam o centro da essência baixo diversas circunstâncias. Com tudo, se podem classificar em quatro categorias básicas.

PROFETAS: Personagens singulares, deviam sua liderança a mensagem que tinham que transmitir ao povo. Seu ideal era trocar a vida cotidiana no sentido da justiça e da moral.
Afirma Achad Haam – A profecia é algo assim, como o selo nacional hebreu- O profeta era considerado um instrumento de Deus, seu canal de comunicação, transmitia a mensagem recebida do modo que fizeram uma impressão profunda e duradoura e instigaram o retorno a uma conduta moral.

SACERDOTES: Serviam como mestres e também funcionários do Templo. Involucrados na vida das pessoas, os aconselhavam e lhes prestavam assistência espiritual e intelectual. Na época bíblica eram os principais transmissores de conhecimento e guardiões de rituais.

JUÍZES: líderes que chegavam a posições de autoridade, frente a situações críticas determinadas. Eram honestos, temerosos de D’us e dignos de emulação, gozavam de profundo respeito de seus contemporâneos. Eram líderes que surgiam e desapareciam de acordo as necessidades em momentos críticos.

REIS: Contrariamente ao conceito de Rei considerados por outros povos como deuses menores, estavam na Bíblia ao igual que seus súbditos, sujeitos as leis da Toráh. Conforme Maimonides, podiam chegar a ser castigados por não cumprirem com os mandamentos que lhes eram específicos.

TRÊS ESTILOS CLÁSSICOS DE LIDERANÇA

As teorias modernas apresentam três estilos básicos de interação de líder com seu grupo:

AUTORITÁRIO: O líder é o único em determinar, conduta, métodos de trabalho, que membros do grupo trabalham juntos.

DEMOCRÁTICO: Da a possibilidade ao grupo que decida seus métodos de trabalho. Refere-se a resultados e processos antes que a indivíduos. Ajuda a alcançar as máximas possibilidades.

LAISSES FAIRE: (sem interferência) É o líder passivo, limitando-se a prover materiais e acessórios somente respondendo a quem pede.

Dá-se nos líderes qualidades que se contrapõem entre si: “Paixão com paciência, entrega com renúncia, autoridade com poder compartido.”

A RESPEITO DE ALGUNS LÍDERES BÍBLICOS

MOISÉS: Como administrador democrático delegou sua autoridade em setenta anciãos (Números 11: 16-30); como estratégia militar, dirigiu as batalhas nas guerras com Amalek (Êxodo 18 : 13-26); como sacerdote atuou na consagração do Tabernáculo (Levitíco 8 : 1-30).
Durante quarenta anos foi o líder dos filhos de Israel guiando-os em sua passagem até a maturidade espiritual e emocional.

ARON: Acompanhou a Moisés com valentia em suas demandas ao Faraó do Egito. Carismático, em sua personalidade cálida, considerada e extrovertida. É o Líder com facetas entre democráticas e autoritárias.

O REI DAVID: Sua história em uma das mais detalhadas e fascinantes do Tanach. Foi reverenciadas por sua bravura, sua fortaleza, sua sabedoria e sua profunda fé em D’us. Seu estilo de liderança é similar ao de Aron.

ESTHER: No livro de Esther se relata sua epopéia de valentia. Seu modelo de liderança é o de laissez-faire (passivo). Junto ao Mardoqueo constitui um exemplo de equipe condutor.

ENSINAMENTOS BÍBLICOS PARA LÍDERES MODERNOS

NEHEMIAS: Introduziu reformas sociais e religiosas destinadas a elevar e unificar a comunidade judaica. É o líder autoritário.

Algumas condições que podemos extrair da análise bíblica:

SABEDORIA: Salomão pediu “Coração entendido para julgar a teu povo e para dizer entre o bom e o mau” (Reis I. 3:5 – 10).
No livro de Provérbios enfatiza: “Com sabedoria se edificará a casa, e pelo entendimento ela é consolidada; e pelo conhecimento são suas câmaras cheias de todas as preciosas e agradáveis riquezas (Provérbios 24: 3-4)”.
Enfatiza-se que, o pensamento judeu requer que a sabedoria conduza a longos e tangíveis particularmente através da ação.

MODÉSTIA: Menciona-se como rasgo positivo (Provérbios 27:2)

PRUDÊNCIA NO JUÍZO (Pirkê Avot 1:1 - Ética dos Pais 1:1): R. Matatia Ben Ieresh diz: Adiante com o cumprimento a todas as pessoas (que encontrares), e se cola de leões e não cabeça de zorros (Avot 4:20).

O PODER DA PALAVRA: O homem se alegra com a resposta de sua boca; e a palavra há seu tempo! Quão boa é! (provérbios 15:23).

Pirke Avot - Ética dos Pais cap 5: Mishnáh 9 enumera:

a) O homem sábio não fala diante de quem é maior do que ele em sabedoria;

b) Não interrompe o discurso ao próximo;

c) Não se apressará em replicar;

d) Pergunta o caso e responde como é devido;

e) Fala do primeiro, primeiro e do último, ao final;

f) Sobre algo que não aprendeu diz “não aprendi” e

g) Reconhece a verdade.

As ações de um líder

Disse Hilel: não te apartes a sociedade... (Pirkê Avot, 2-5)
O mesmo Hilel dizia: ... é ali onde as pessoas tratam de ser pessoas. (Pirkê Avot 2,6)

Quais são as palavras de reconhecimento que nossos líderes receberam ao assumir a responsabilidade pelo bem estar da nação judaica, palavras que podemos adotar como próprias? Chazak, Veematz (forte e persistente)

Moisés recebeu este respaldo de D’us: “Vá, porque eu estarei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviarei. Quando tirares do Egito o povo, servirás a D’us sobre este monte” (Êxodo 3:12). Josué a sua vez, recebeu uma benção pública de Moisés: “Te esforça e te anima; porque tu entrarás com este povo a terra que o Senhor jurou a seus pais que lhe dariam... e o Senhor vai adinte de ti; Ele estará contigo, não te deixará, nem irá te desamparar, não tema nem se intimide” (Deuteronomio 31: 7-8).

São essas palavras – SE ESFORÇE E SEJA VALENTE – as que tem convertido em um poderoso chamado para os modernos líderes judeus.

LIDERANÇA NA MODERNIDADE

Tem coincidência as atuais definições de líderes e os paralelos com as qualidades que a Bíblia nos descreve conforme Peter Drucker:

1. A única definição de um líder é alguém que tem seguidores. Uns indivíduos são pensadores, outros profetas. Ambos papéis são importantes e muito necessários. Mas sem seguidores não pode haver líderes.

2. Um líder eficaz não é alguém a quem se quer ou se admira. É alguém cujos seguidores fazem o que se deve. A popularidade não é liderança. Os resultados são.

3. Os líderes são muito visíveis. Por conseqüência, estabelecem exemplos.

4. A liderança não é privilégio, título ou dinheiro: é responsabilidade.

5. Conforme John W. Work

Líderes são aqueles indivíduos que com suas maneiras inimitáveis, inspiram confiança, acabam com a desesperança, combatem o medo, iniciam ações positivas e produtivas, projetam luz, definem os objetos e descrevem futuros mais brilhantes. Nestas definições se estudiosos modernos do assunto encontramos coincidências que confirmam aos líderes bíblicos como inspiração e guia.