quinta-feira, novembro 01, 2012

A força da mitzva de Bikur Cholim – visita as doentes

A Cura nas Alturas 

a cura nas alturas

Rabi Akiva Eiger costumava fazer a mitzvá de Bikur Cholim (visitar os doentes) com todos de sua cidade. Certa vez, foi visitar um doente que adoeceu de forma que era impossível salva-lo. Bem naquela época passou na cidade o médico do rei. Rabi Akiva Eiger ficou sabendo e mandou chamá-lo para ver o enfermo.

Ao examinar o paciente, o médico perguntou:

- Por que você mandou me chamar se você sabe que esta doença não tem cura?

Rabi Akiva Eiger retrucou:

- E se o rei tivesse com essa doença, você também diria que não tem cura?

Respondeu o médico:

- Na verdade eu me lembro de uma vez que o rei ficou com essa doença. Eu disse então, que só havia uma cura, se tratava de um pássaro, que é muito difícil de ser encontrado, e fazendo um ensopado dele, dá-se para o doente. Porém, o rei que tem muito dinheiro, ele mandou vários batalhões para procurar o pássaro, mas este não terá condições de achar o pássaro. Assim, para não alimentar esperanças ao doente, nem mesmo receitei essa cura.

O médico continuou sua viagem, e Rabi Akiva Eiger voltou a sua casa. Ao chegar a casa, entrou imediatamente em seu quarto, e rezou para D’us. E disse:

- D’us, o criador do Universo, todos os judeus são filhos do Rei, e agora, um deles precisa do pássaro. Cabe então ao Rei, que tem condições, mandar a ave a ele.

Não passou muito tempo, e uma ave bateu de encontro com a janela. Era o pássaro procurado. Logo Rabi Akiva Eiger mandou pegá-lo. Pediu para tirarem a pena da ave, e do resto fazerem o ensopado. Fizeram a cura, e deram ao doente que logo se curou.

Depois de algum tempo, o médico do rei, passou novamente na cidade. Apressou-se o Rabi Akiva Eiger a mandar a ele as penas da ave. Ao vê-las o médico suspirou:

- Essas coisas só podem acontecer para um Rabino judeu!

Aprendemos dessa história, principalmente duas coisas. A primeira delas, é que as barreiras de dificuldades impostas aos Tzadikim (Justos) são muito menores do que as impostas a nós. A outra lição que podemos ver é o Kidush Hashem (Santificação do nome de D’us) que um grande Tzadik faz.