segunda-feira, abril 13, 2015

Justiça Social -- Tsedakáh

Dar de Boa Vontade

Tsedakáh1

Tsedakáh 1

“Se teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem. Então, sustentá-lo às”. (Levítico cap. 25 v.35)

A doação de Tzedakáh (caridade) aos pobres e aos castigados pelo destino é uma Mitzvá humana elementar e nossa obrigação é ajudar a toda pessoa que está em penúria e tornar mais leve seu sofrimento.

Nossos mestres louvaram muito aos que praticam atos de caridade com seus semelhantes e que não poupam em praticar a caridade para com estes que tanto necessitam dela. Por isso podemos ver que em todas as gerações e em todos os lugares aonde chegaram às dispersões judaicas, destacou se o povo judeu na formação de instituições públicas que tinham por finalidade auxiliar a aqueles que disso necessitam.

Os que necessitam do auxílio dos outros são geralmente pessoas que se sentem coitadas e humilhadas. Por isso somos ordenados a nós nos comportarmos com eles com todo o cuidado possível quando prestarmos lhes auxílio. Melhor é não dar nada do que dar de uma forma que possa humilhar aquele que recebe o auxílio. Devemo-nos esforçar dar auxílio com a mão e coração abertos para que o necessitado não se sinta ofendido e que não se envergonhe.

E realmente assim costumaram fazer as pessoas grandes de Israel. E citado no Talmud (Tratado Ketuvót 67 p:b):

Mar Ukva – tinha uma pessoa pobre na sua vizinhança e ele costumava diariamente jogar lhe 4 “Zuzim” (moeda antiga) por uma fresta no portão para que o homem pobre pudesse achá-las ao sair sem saber de onde provêm estas moedas.

Chegou um dia e disse para si o homem pobre: Irei ver quem é esta pessoa que me faz este bem. Neste dia permaneceu Mar Ukva por muito tempo no “Beit Hamidrash (casa de estudos) . e foi com ele sua esposa para deixar o dinheiro para o homem pobre. No momento que o pobre viu eles se aproximarem para a porta saiu atrás deles. Ficaram eles (Mar Ukva e sua esposa) com vergonha dele e entraram no forno que foi esvaziado das brasas e queimaram seus pés. Porque isso? (Porque fugiram Mar Ukva e sua esposa para dentro do forno quente?) Porque já disseram nossos sábios: “Deve a pessoa entrar num forno quente ante de envergonhar ao seu semelhante em público.”