segunda-feira, julho 11, 2011

As Tribos Perdidas de Israel

O Mistério das dez tribos perdidas

sambatyon2

As Dez Tribos foram exiladas durante a Era do Primeiro Templo - aproximadamente há 2500 anos, e estão separadas do restante do judaísmo desde então. Mas ao final, serão redimidas, e juntar-se-ão ao restante do judaísmo - na era de Mashiach (do redentor).

Este ensaio dirige-se às várias opiniões no Talmud a respeito do destino das Dez Tribos, e a grande dúvida: As Dez Tribos realmente voltarão?

Mais de 1000 anos antes das Dez Tribos serem exiladas, o amado filho de Iahacov - Iosef, foi raptado pelos irmãos - e vendido como escravo. Finalmente, após muitos anos de separação, reuniu-se novamente com seu pai e irmãos. A Toráh descreve como Iosef revelou sua identidade a seus irmãos: "Iosef não conseguiu se refrear... e ele chorou em alta voz" (Bereshit – Gêneses 45:1-2).

Este fenômeno se repetiria em escala muito maior - com os filhos de Iosef juntamente com outras tribos.

Iosef representa as Dez Tribos, pois a capital das Dez Tribos era Monte Efraim (Irmiyáhu – Jeremias 31:5), e Efraim era filho de Iosef.

Esta reunião será triste: "Com choro eles virão, e com misericórdia eu os levarei" (Irmiyáhu 31:8).

O profeta Iechezkel – Ezequiel (37:19-22) fala sobre esta reunião:

"Estou levando o bastão de Iosef, que está na mão de Efraim, e as tribos de Israel - seus amigos, e os colocarei no bastão de Iehudáh, e os transformarei em um só bastão, e serão uns na minha mão... Estou levando os filhos de Israel das nações às quais eles foram, e os reunirei de toda parte e os trarei à terra deles. E os transformarei em uma só nação, na terra, nas montanhas de Israel. E um rei reinará sobre eles, e não serão mais duas nações, e não mais se separarão em dois reinos."; i.e., até agora, tem havido separação dentro do judaísmo. A princípio, na forma de dois reinos e mais tarde foram completamente separados. Quando Mashiach chegar, D'us nos transformará "em uma só nação e não mais seremos divididos em duas nações."

Embora aparentemente seja claro que as Dez tribos retornarão, quando consultamos estas fontes, vemos que não é tão simples como parece.

Citemos o Mishnáh (Literatura Rabínica) em Sanhedrin (110b):

“As Dez Tribos não retornarão como foi dito (Nitsavim 29:27): ‘E Ele os jogou a uma terra diferente como este dia’. Assim como o dia passa e jamais voltará, eles também serão exilados para nunca mais voltarem”. Estas são as palavras de Rabi Akiva.

Rabi Eliezer disse: “Assim como o dia é seguido pela escuridão, e a luz mais tarde retorna, assim também ficará escuro para as Dez Tribos. D'us por fim os tirará de suas trevas.'“.

Dessa maneira, temos duas opiniões a respeito do destino das Dez Tribos. O Talmud menciona um ponto de vista adicional, que afirma que o destino das Tribos depende de seu comportamento. "Rabi Shimon ben Iehudáh de Kefar Ako diz em nome de Rabi Shimon: 'Se seu comportamento continuar da maneira que é hoje (este dia) eles não retornarão. Se eles se arrependerem, na certa retornarão.'“.

Comecemos com uma análise da opinião de Rabi Akiva, de que as Dez Tribos ficarão perdidas para sempre. Tal opinião exige uma explicação: se o judaísmo consiste inteiramente de duas tribos remanescentes (Iehudáh e Biniamin), como podem os versículos referir-se à união da “Árvore de Yehudá” e da Árvore de Iosef ”.

Além disso, o profeta Iechezkel falou em dividir a Terra de Israel entre 12 Tribos.

Abarbanel explica (Yeshuot Meshicho 1:4):

Na época de Rabi Akiva, as Dez Tribos tinham estado perdidas por mais de 600 anos, e não havia a mínima pista sobre se ainda existiam.

Considere: Se as Dez Tribos tivessem ainda permanecido leais ao judaísmo, por que não teriam enviado pelo menos um mensageiro a Jerusalém durante a Era do Segundo Templo - para verificar os rumores de que os judeus tinham retornado ao seu país e reconstruído o Templo?

Este argumento convenceu Rabi Akiva de que as Dez Tribos devem ter se assimilado às nações pagãs e não seriam mais consideradas como parte do povo judeu.

E a respeito das profecias que implicam que todas as tribos existirão na Era Messiânica, Rabi Akiva poderia argumentar que, enquanto a maioria das Dez Tribos foi exilada e jamais retornará, algumas podem ter escapado e hoje vivem entre nós. Dessa maneira, teremos representantes de todas as Tribos Perdidas, e as profecias serão realizadas através deles.

Após discutir a opinião de Rabi Akiva, discutiremos o ponto de vista oposto de Rabi Eliezer (que é aceito pela lei judaica) - de que as Dez Tribos retornarão.

O Talmud explica que esta opinião é baseada no versículo (Yeshayahu – Isaias 27:13) "e será naquele dia, um grande shofar será tocado, e os desgarrados virão da terra de Ashur" - este versículo refere-se às Dez Tribos que foram exiladas para a terra de Ashur (Assíria).

Resta um ponto ainda a ser esclarecido: Amos (5:1-2) disse em referência às Dez Tribos: "Escute isso, sobre o qual estou pranteando: A Virgem de Israel caiu, e jamais se levantará". Como Rabi Eliezer explicaria as palavras "e jamais se levantará?”

Uma explicação possível é que "não se levantará" como uma entidade independente, mas se levantará como uma entidade totalmente dependente do reino de Iehudáh.

O Midrash nos diz que as Dez Tribos foram exiladas em três locais: algumas foram exiladas para o país atrás do Rio Sambation. Outro grupo foi exilado para uma terra “distante” atrás do Rio (este país tinha o dobro da distância para Israel que o primeiro país); o terceiro grupo foi “(engolido em Rabesla)”.

O Midrash descreve então o modo pelo quais alguns do Terceiro Grupo, que foram engolidos, retornarão:

"D'us lhes fará túneis subterrâneos e viajarão através deles, até chegarem ao Monte das Oliveiras em Jerusalém (Ierushalaim). D'us estará no Monte fazendo com que se parta, e as Dez Tribos emergirão do seu interior." (Yalkut Shimoni, Yeshayahu 469).

Obviamente, o Midrash não deve ser entendido ao pé-da-letra, ao contrário, está se referindo ao exílio espiritual que este grupo agora suporta, e a transformação espiritual pela qual passarão quando Mashiach chegar:

As Dez Tribos foram levadas ao exílio e “engolidas”, i.e., esqueceram-se totalmente de sua identidade judaica, como se tivessem sido "engolidos" por alguma força externa. Sua energia permanece apenas na forma potencial. Quando Mashiach vier, D'us os levará través de “túneis”, simbolizando o processo de refinamento, e os levará até o Monte das Oliveiras - uma montanha que fora originalmente dedicado ao cultivo de frutos - um símbolo de energia potencial. Finalmente a montanha se partirá, e eles emergirão - sua identidade judaica re-emergirá do atual estado de "potencial" e será plenamente realizada.

¿Quién es el loco?

     Un Explorador…

¿¿Será Loco??

 

Un explorador1

Un explorador estaba escalando una montaña y de pronto pierde el equilibrio y cae a un barranco.- Cuando despierta advierte que esta siendo atendido por una extraña raza de hombres ciegos y en su horror escucha que ellos quieren normalizarlo, y por ello le van a extirpar esas protuberancias que tiene en la cara (los ojos).-

Nuestro héroe logra desprenderse de esta gente y comienza a ascender nuevamente la montaña y detrás lo persiguen los hombres ciegos y mientras huye escucha que sus voces dicen:
“Pobre, esta loco... dice que ve....”
Ahora agrego yo:
cuantos son considerados locos en nuestro tiempo y lo fueron también en su tiempo....