quarta-feira, outubro 13, 2010

Tesouros de nossa tradição

Tesouros de nossa tradição


Matemática Rabínica - Sabedoria Milenar


Três homens se associaram e compraram dezessete cavalos por dois mil e setecentos rublos. Um pagou metade do dinheiro, outro um terço e o terceiro um nono do total. Porem, quando chegou à ocasião de dividi-los entre si, não o conseguiram e se dirigiram ao rabino, expondo-lhe a situação.

- Deixem-me pensar, utilizando a sabedoria Talmudica. Voltem a me procurar com seus cavalos pela manha.

À hora marcada, os três sócios trouxeram os cavalos ao rabino que, para sua surpresa, ele trouxe seu próprio cavalo e ficaram perplexos.

Eles perguntaram: “Porque Mestre trouxe seu cavalo?”

Ele se aproximou dos demais e disse:

- Meus filhos, aqui estão seus dezessete cavalos mas o meu, dão um total de dezoito cavalos. Agora utilizaremos a “Matematica Rabinica”, você, que pagou a metade, levará nove cavalos. Você, que entrou com um terço, levará seis. Finalmente você, que pagou um nono, ficará com dois. Assim ficam distribuídos os dezessete cavalos.

E, em poucos instantes, foi-se embora o rabino, levando consigo seu cavalo de volta à estrebaria. Ficando cada um com sua parte e sem problema de dividir, o Cavalo do rabino, voltou a dono que o emprestou.

Sabedoria milenar!!!!

Os costumes e suas origens

Os costumes e suas origens


Por que, ao fazermos um brinde, dizemos LECHAIM?
Alem de estarmos desejando vida longa e sadia, ha' uma explicação ainda mais profunda. O valor numérico da palavra LECHAIM = 98 = MINHAG (tradição). Ou seja, ao levantarmos um brinde, estamos perpetuando a tradição que, segundo as fontes místicas, tem o poder de anular qualquer mau decreto que possa existir contra nos, proporcionando-nos, deste modo, uma vida longa e sadia.