segunda-feira, junho 06, 2016

Shavuot: Tempo de felicidade




A alegria da festa de Shavuot


A alegria da festa de Shavuot, na qual tivemos o mérito de receber a Toráh – a Lei que ilumina as nossas vidas e nos fornece os parâmetros de comportamento em todos os âmbitos da existência –, é muito grande. A Toráh Divina é uma Toráh da vida, que veio ao mundo para promover o conserto do mesmo, tanto em aspectos físicos quanto em aspectos espirituais.
 
Por isso, é apropriado que a alegria da festa de Shavuot flua do espiritual para o material. Deve-se, portanto, caprichar bastante na celebração da festa por meio de alimentos saborosos e especiais. Esse é mais um motivo para o costume de se agregar derivados de leite e mel aos alimentos geralmente preparados para as festas judaicas, para aumentar a alegria da festa de maneira distinta.
O Zôhar, livro sagrado de Rabi Shimon Bar Yochai, traz uma explicação muito interessante acerca do costume de se passar a noite de Shavuot em claro estudando Torá. A ideia por traz de suas palavras é a seguinte: o dia da entrega da Torá é chamado de «Dia do Casamento entre Israel e o Todo-Poderoso». E, a cada ano, na data de Shavuot, o povo de Israel reforça sua conexão conjugal com D'us, retornando à condição de «Noiva» do Criador. Neste contexto, não há maior preparação para a Noiva, nas horas que precedem a união com seu Amado, no dia seguinte, do que o estudo da sagrada Toráh durante toda a noite.

Qual é o limite?



Nosso limite

Algumas pessoas andam ensinando que a força de vontade humana pode tudo. Elas dizem: “Querer é poder”, mas a coisa não é bem assim. É claro que devemos lutar por nossos objetivos e abrir as portas da vida. Não podemos cruzar os braços e ficar esperando que as coisas aconteçam. Devemos sempre sair à luta. Mas também é verdade que nossa força é limitada. Ninguém pode confiar de maneira absoluta em si mesmo. Só D´us pode tudo. Converse com Ele.