domingo, maio 22, 2011

Afeganistão e As Dez Tribos (de Israel) Perdidas

PATANES, CASHEMIRA E

AFEGANISTÃO

PATANES, CASHEMIRA E AFEGANISTÃO

Iran is home to the biggest population of Jews

Encravado entre as fronteiras do Afeganistão, Paquistão e Cachemira, vive o maior agrupamento tribal do mundo -- os patanes. Todos os 15 milhões de patanes, que englobam aproximadamente 60 tribos, dizem-se descendentes de Kish, um descendente do rei Saul bíblico. Muitos deles também alegam que são filhos dos Israelitas Perdidos.

De acordo com seu folclore, fugiram do antigo Israel durante as perseguições do rei da Babilônia, Nabucodonosor, e chegaram ao Afeganistão, onde se converteram ao islamismo, no século VII.

Os patanes fazem circuncisão no oitavo dia, usam uma peça de roupa com franjas semelhante aos Tsitsit dos judeus, acendem velas às sextas-feiras à noite e observam tabus alimentares semelhantes às leis de Kashrut (pureza de alimentos). Eles têm nomes hebraicos e alguns até observam o Iom Kipur (Dia da Expiação). Viajantes afirmam terem visto entre eles amuletos com as palavras inscritas “Shema Israel” (expressão judaica de fé que significa: Escuta, ó Israel) e livros sagradohs judaicos. Os patanes referem-se à Toráh como a Toráh de Al-Sharif, ou a Torá de Moisés, e levantam-se toda vez que é mencionado o nome de Moisés.

A sua língua nativa é o pashto, uma língua iraniana da parte oriental que, alegam, era originalmente o hebraico. Os nomes de muitas subtribos parecem-se com os nomes das tribos israelitas:

Rabbani - Rúben

Shinraw - Simão

Levani - Levi

Daftani - Naftali

Jajani - Gad

Ashuri - Aser

Afridi - Efraim

Yusuzai - filhos de José

Os patanes são conhecidos por se denominarem “Benê Israel” (Filhos de Israel). Oficiais do exército britânico que serviram na área no século XIX referiam-se aos patanes como judeus, com base na fisionomia estereotipada (pele pálida, cabelos e olhos escuros, nariz aquilino largo e achatado na base: Encyclopaedia Britannica) e inclinação empreendedora.


BIBLIOGRAFIA

  • Allah, Nimar, History of the Afghans, traduzido por B. Dorn (London, 1829).
  • Bellew, Dr. Henry Walter, Afghanistan and the Afghans (London, 1879).
  • Bellew, Dr. Henry Walter, Races of Afghanistan (London, 1880).
  • Bellew, Dr. Henry Walter, A new Afghan Question: or, Are the Afghans Israelites? (Simla, 1881).
  • Ben-Zvi, Itzchak, The Exiled and the Redeemed (1961).