quarta-feira, janeiro 12, 2011

E falando de Toráh (Lei de Moises)…. Numerologia, bom Guematria..sabém!?

Guematria – Numerologia

1ª Parte.

clip_image001

O primeiro que devemos conhecer, para ingressar ao fascinante mundo da numerologia, é o valor numérico que corresponde a cada letra do Alfabeto Hebraico. A continuação colocamos uma tabela completa, do valor de cada letra do alfabeto hebraico.

clip_image002

Vale sinalar, que existem muitos outros sistemas de cálculo e combinações de letras, que permitem que se estabeleça com aquilo que foi anunciado. Alguns de eles são "intercambio de letras em ordem inversa”, "cálculo do número, raiz", etc.

Vale indicar, que existem muitos outros sistemas de calculo e combinação de letras, que se combinam com o anunciado. Alguns deles são o “intercambio de letras em ordem inverso”, entre outros. O método conhecido como Guematria é uma das 32 formas de interpretação da Toráh (A Lei de Moises), assim diz no Talmud (Literatura Rabínica).

Em especifico a etimologia da palavra Guematria, tem algumas explicações ou interpretações. Alguns dizem que sua raiz provem do grego, referendo-se mais especificamente a “geometria”, que para hebraico a palavra tem um sentido mais abrangente, incluindo qualquer tipo de cálculos. Porem expressam outros que a palavra Guimatria, é uma palavra composta formada em dois “gama” e tria, dando lugar que gama é a terceira letra do alfabeto grego, que a sua vez tem similitude com Guimel também terceira letra, porem do alfabeto hebraico. Indicando sua metodologia.

Mais ainda a posição do famoso legislador Rabino Iosef Caro, que nasceu 1488 em Espanha, falecendo 1575 em Safed (Tsfat – Israel), que diz o seguinte: A palavra “Guimatria” é composta por duas palavras: Guei (vale) e mituria (da montanha), isto da uma idéia de que quando nos confrontamos com algo que não compreendemos, como se estaríamos de frente a uma montanha, a Guimatria é um vale de compreensão.


Vejamos agora, algumas aplicações da numerologia prática:

É conhecido, o que diz nossas fontes: "A Israel Escolheu (O Criador) de entre os povos"

Contemplaremos isto a través de um cálculo numerológico:

A primeira palavra da Toráh é:

clip_image003

BERESHIT = No Inicio

A mesma suma 913

clip_image004

Calculemos agora o valor das palavras:

clip_image005

Israel Bachar Behamim

O significado de isto é: "A Israel Escolheu de entre os povos".

clip_image006

Podemos observar que a primeira palavra da Toráh é: בראשית   (BERESHIT), e que O Criador escolheu a Israel de entre todos os povos, tem o mesmo valor numerico.


Sabido é também, que logo de haver escolhido ao povo de Israel, O Criador lhe entregou os 613 preceitos que foram criados por Ele, antes da criação do universo.

Vejamos isto segundo a numerologia

Os 613 preceitos antecederam ao mundo

A primeira palavra da Toráh é:

clip_image003[1]

O valor numérico de בראשית (BERESHIT) é:

clip_image004[1]

Vejamos agora o valor numérico da palavra TARIAG* KODEM HAOLAM

*Tariag é a forma escrita de representar o numero 613.

clip_image008

TARIAG KODEM HAOLAM

Por tanto seria a explicação: 613 (pelos preceitos) antecederam a criação do mundo. É dizer que o mundo esta sustentado na idéia que se devem cumprir os preceitos para ter um mundo equilibrado para viver.

El significado de isto é: Os 613 (pela quantidade de preceitos, que são estabelecidos dentro do Código de Vida Judaico), antecederam ao mundo.

clip_image009

Então vejamos que a palavra בראשית (Bereshit – No inicio, soma 913), enquanto a sentencia תרי"ג קודם העולם [Os 613 (pela quantidade de preceitos, que são estabelecidos dentro do Código de Vida Judaico), antecederam ao mundo] suma 914.

Procederemos a aplicar o sistema que se chama, a incorporação do "Colel" – Absolutamente compreensível, que equivale ao número de palavras utilizadas.

Neste caso a palavra utilizada foi uma: בראשית- Bereshit

A continuação somaremos a 913 o valor 1, e nos fica que בראשית(Bereshit) + 1 = 914.

Por tanto já observamos que na primeira palavra da Toráh encontramos um indicio de que os 613 preceitos antecederam a criação do universo.


Resta-nos saber de donde se sabe que O Criador crio os 613 preceitos básicos exclusivamente:

A primeira palavra da Toráh é

clip_image003[2]

O valor numérico de  בראשית é:

clip_image004[2]

Vejamos agora o valor numérico de: (Tariag Iatsar -תרי"ג יצר)

clip_image011

Que significa: "613 preceitos Crio", a palavra Iatsar, tem a mesma idéia de Ietsira, formação, Haolam Ietsira, um mundo de formação

clip_image012

Tem o mesmo valor que a palavra Bereshit - בראשית

Concluímos que podemos observar que os 613 preceitos constam no primeiro vocábulo da Toráh.