domingo, maio 15, 2011

A personalidade do mês

Rabino Moshé Isserles (o RaMa*)
Rama

Um dos últimos grandes codificadores. Seu pai construiu uma sinagoga em Cracóvia, Polônia, em homenagem ao filho. Esta sinagoga, denominada “a sinagoga do Rama”, resistiu à invasão nazista e está em uso até os nossos dias.

O Rabino Isserles fundou uma yeshivá em Cracóvia, na qual os estudiosos eram sustentados por ele.

Foi o presidente do Tribunal Rabínico de Cracóvia, e adquiriu fama de autoridade haláchica. Correspondia-se com os grandes sábios de sua geração, um dos quais o Rabino Yossef Caro, autor do “Shulchan Aruch”, que se tornou seu amigo.

O Rabino Isserles foi a primeira grande personalidade literária surgida no judaísmo polonês. Seus minuciosos comentários sobre o “Shulchan Aruch” [“A Mesa Posta”] foram publicados entre 1569 e 1571, sob o título “Hamapá” [“A Toalha”]. Em todas as passagens nas quais o Rabino Caro não se referiu aos costumes dos judeus poloneses e aos vereditos dos codificadores ashkenazitas, o Rabino Isserles os incluiu em seus acréscimos, e a “Toalha” do Rabino Isserles tornou-se o complemento da “Mesa Posta”.

O Rabino Isserles conhecia a filosofia aristotélica, que tinha estudado nas obras de Maimônides, e seus conhecimentos abrangiam ainda a Cabala, história e astronomia. Era um homem de extraordinária cultura geral, o que lhe permitiu fazer uma síntese entre a filosofia e a mística judaica, entrosando-as com a Halachá.

Era uma figura muito respeitada na comunidade judaica polonesa, e deixou inúmeros discípulos e descendentes importantes.

Em sua lápide, que se encontra até hoje no jardim da “Sinagoga do Rama”, está gravada a frase: “De Moisés (isto é, de Maimônides) a Moisés (isto é, Isserles), não houve ninguém como Moisés”.

O Rabino Isserles permaneceu na memória popular como um justo, que ama o Povo de Israel e modesto. Até hoje, muita gente (inclusive não-judeus) visita seu túmulo.


* Rama: iniciais (hebraicas) de Rabi Moshé Isserles [que faleceu no dia 18 de Iyar de 5332 (1572)]