terça-feira, abril 12, 2016

As Leis de Pêssach: 2da. Parte


Produto "Kasher Lepêssach



O Remá (Rabino Moshe Isserlis, Cracóvia, 1520 - 1572), cujas decisões rabínicas são seguidas pelos ashkenazim, escreveu que o costume para os mesmos é ser rigorosos em Pêssach, a princípio, e não comer produtos que não tenham sido supervisionados especialmente em sua fabricação antes de Pêssach. A causa é o receio causado pelo fato do chamêtz estar bastante presente entre nós, e não ser comum tomar cuidado com o mesmo durante o ano todo. Há também o receio de que se tenha utilizado, na fabricação dos alimentos, utensílios que contenham "gosto" de chamêtz absorvido em suas paredes. O Shulchan Aruch (Rabino Yossef Caro, Tzfat, 1488 - 1575), cujas decisões rabínicas são seguidas pelos sefaradim, escreveu que se deve ser leniente, pois enquanto não se tem suspeitas fortes e embasadas de que o chamêtz tenha se misturado aos alimentos, não se deve recear. A maioria dos selos de kashrut de qualidade, em todo o mundo, costuma ser rigorosa como o Remá e certificam os produtos com "Kasher Lepêssach" somente quando são tomados cuidados especiais na preparação dos alimentos para Pêssach.
E assim á a lei para o leite, para a carne bovina e para as aves, que são preparados e vendidos para Pêssach, ou seja, também estes produtos devem possuir carimbos de kashrut especiais para Pêssach, atestando que foram supervisionados para evitar contato dos mesmos com chamêtz, desde a ordenha e o abate até a embalagem.
 

Remédios em Pêssach



Na composição de alguns remédios há amido de trigo. Sua função é endurecer e solidificar o remédio. Todos os poskim (rabinos legisladores) concordam que, quando se trata de um doente em estado grave, e o médico receitou que este tome um remédio que é ou contém chamêtz, é mitzvá obedecer às ordens médicas, já que a proibição de que se corra risco de vida se sobrepõe à proibição de comer chamêtz em Pêssach. A dúvida emerge quando se trata de um doente sem gravidade. Se o remédio para este doente possui sabor agradável, é obrigatório verificar e examinar a kashrut deste para Pêssach e, se não for kasher, é proibido tomá-lo.
No caso do gosto do remédio ser amargo, já que o amido de trigo está misturado a outras substâncias que danificaram o seu sabor, é permitido tomar este remédio em Pêssach. Há, no entanto, poskim que alegam que, como o doente citado está interessado no remédio, este é importante para ele e não se considera que o medicamento tenha sido corrompido em termos do consumo, sendo assim proibido tomá-lo em Pêssach. Portanto, no caso de necessidade, deve-se consultar um rabino especialista nas halachot sobre como proceder. Também se pode agregar que se o remédio se "traga" e não se mastiga, então se pode tomar tranquilamente, se é para mastigar, tem duvidas, frente a isto o que conta o critério do medico.
 
Produtos de Higiene em Pêssach



Em determinados produtos, como sabonetes, shampoos e cremes diversos, o álcool de trigo – ou demais substâncias, cuja origem é chamêtz – é acrescido à composição. Este é um assunto complexo na Halachá (Lei Judaica) que gera divergências entre os poskim (rabinos legisladores), ou seja, se a unção do corpo com tais sabonetes, pastas ou similares seria equivalente a bebê-los ou não. A seguir, um resumo das halachot na prática, no tocante a este assunto:
1. Com relação a pastas de dente, é obrigatório ser rigoroso quanto à kashrut especial para Pêssach das mesmas, pois elas têm sabor agradável. 2. É permitido ser leniente com relação aos cremes e sabonetes para lavagem corporal ou perfumes, que em geral contêm álcool, não exigindo kashrut especial para Pêssach, porque são impróprios para consumo como alimento, embora haja muitos que costumam ser rigorosos e só comprar sabonetes e cremes ""Kasher Lepêssach"". 3. Produtos de limpeza doméstica, para a casa ou para as roupas (graxa para sapatos, por exemplo), não precisam de qualquer supervisão, pois seus gostos são desagradáveis e são totalmente impróprios como alimento. 4. Batons, a princípio, precisam ter kashrut para Pêssach. 5. Maquiagem e demaquilantes não precisam de kashrut para Pêssach, mas deve-se cuidar para que não sejam aplicados sobre os lábios.