segunda-feira, março 25, 2013

Mensagem de Pêssach – 5773/2013

HAPPY PASSOVER

חג שמח

pesaj-humor1

HAPPY PÊSSACH

Nissan 5773 – Ano 2013

Veigdata libnchá, e relataras a teus filhos, vechol dor vador chaiav Adam lirot et atsmo keilu hu iatsá mimitsraim, em cada geração, cada judeu deve sentir como se ele mesmo tivesse saído do Egito. Recordando que a palavra mitsraim – Egito, pode ler-se em hebraico mudando as vogais como metsarim – angustia.

Em esta noite devemos liberar-nos do faraó, para sair da angustia, da tristeza; o faraó representa, aquelas coisas que nos oprimem, nos escravizam, e não nos deixa ser felizes. O Chamets representa aquilo que obstaculiza nosso crescimento interior, que nos paralisa e não nos permite enxergar nossos verdadeiros valores; a Matsá pelo contrario, a sensibilidade, que esta a nosso alcance para sentir que devemos fazer pequenas porem importantes mudanças para destruir as pirâmides, cruzar o mar vermelho, e encontrar a liberdade em o mensagem Eterno e Divino de nossa Toráh.

Que a festividade de Pêssach, os fortaleça os encontre unidos, e com bênçãos em cada lar, que suas mesas sejam fartas e que o a partir a Matsá, aprendamos o valor de compartir.

Que sejam todos abençoados

Pêssach Casher Vessameach.

Rabino Ruben Najmanovich e família