sexta-feira, janeiro 04, 2013

Perasháh em português: Shemot (Shemot - Exodo 1:1–6:1) – 2º Parte

2º comentário

Shemot

Saiba os nomes são uma forma de educação judaica

clip_image002

educacion judía

Um dos mais cruéis decretos do faraó contra os judeus foi sua ordem de atirar todos os recém-nascidos do sexo masculino ao Rio Nilo, como está relatado na porção desta semana, Shemot.

A Hagadáh de Pêssach, lida todos os anos no sêder de Pêssach, acrescenta o seguinte: “E nosso fardo – isso recorda o afogamento dos meninos, como está escrito: «Todo filho que nascer deve ser jogado ao rio, mas cada filha deve ser mantida viva».”

Nossos Sábios explicam que a palavra "fardo" é igualada à criação e educação dos filhos, implicando a importante responsabilidade que recai sobre os pais judeus. Nossos Sábios entenderam que grande esforço deve ser empregado para educar adequadamente crianças judias. Pais e professores devem compartilhar o envolvimento nessa sagrada tarefa, investindo muito tempo e energia para assegurar uma nova geração que continuará levando seu legado adiante: e com alegria e orgulho!

Porém, juntamente com o reconhecimento de que educar filhos judeus é trabalhoso, a Toráh promete que as recompensas que colheremos valerão a pena. De fato, quanto mais auto-sacrifício um pai faz em favor da educação judaica de seus filhos, mais certeza terá de que eles serão fortes em seu Judaísmo e intocados pelo perverso decreto do faraó, seja há milhares de anos ou na atualidade. Foram exatamente esses bebês judeus nascidos sob a ameaça de extinção no Egito os primeiros a reconhecer D’us na abertura do Mar Vermelho, declarando: "Este é meu D’us e eu O exaltarei."

Por que criar crianças judias exige tanto esforço? Porque nossos filhos são o alicerce sobre o qual se apoia toda a nação judaica. Esse segredo há muito é conhecido por nossos inimigos. Foi por esse mesmo motivo que na Rússia comunista as autoridades tentaram, com rigor especial, suprimir o estudo de Toráh em escolas frequentadas pelas crianças judias mais novas. "Eles terão tempo suficiente para estudar Toráh quando crescerem" – alegavam os comunistas, sabendo muito bem que os anos de formação passados pela criança numa atmosfera judaica representava a maior das ameaças ao regime ateu.

No Talmud, Rabi Yehoshua ben Gamla (Talmud Babilônio – Tratado Baba Batra 21A) é lembrado por causa de sua inovação educacional – a instituição de aulas de Toráh mantidas com dinheiro público, começando aos cinco ou seis anos de idade, em todas as localidades onde morassem judeus. Milhares de anos depois, seu nome ainda é homenageado por causa dessa conquista.

Os pais judeus, portanto, devem fazer tudo que estiver ao seu alcance – físico, espiritual e monetariamente – para assegurar que seus filhos sejam matriculados em escolas onde serão instilados com nossos valores judaicos atemporais. Pois a educação de nossos filhos é de fato nosso "fardo"; às vezes são exigidos sacrifícios pessoais. Por esse mérito, criaremos uma geração de judeus que nos indicarão o caminho para reconhecer e aproximar-nos do Criador e a sua vez fortalecer os elos da cadeia milenar do judaísmo.

Perasháh da semana em português. Shemot (Shemot – Éxodo 1:1–6:1)

1º Comentario

Shemot

O Papel da Mulher Judia

Shemot

Na porção semanal de Shemot lemos sobre o começo da escravidão de nossos antepassados no Egito e sobre os fatores que os redimiram. Nossos sábios observam que as mulheres do futuro Am Israel (Povo de Israel) no Egito eram responsáveis pela Redenção; derrotaram o faraó e suas intrigas acendendo a chama dos valores espirituais no coração de sua geração.

Em nossa sociedade contemporânea a mulher judia tem sido colocada na delicada posição de timoneiro do barco de sobrevivência judaica. A educação das crianças é quase que totalmente legada a ela. Caso renegue sua responsabilidade, há pouco a fazer por parte de seu marido, para retificar sua decisão. Uma investigação mais vasta na composição de nossa vida comunitária mostrará que a mulher contemporânea está exercendo sua influência quase em todas as áreas judaicas. Geralmente é ela que determina qual escola seus filhos irão frequentar. É ativa, tanto nos círculos de sua comunidade quanto na sociedade cívica. Muito do sucesso obtido na angariação de fundos de beneficência deve ser atribuído à sua participação.

Estamos confiantes que a mulher judia, uma vez consciente de seu papel singular, já aceitou o desafio de redimir o judeu do século XXI da escravidão da ignorância judaica e da indiferença que ameaça sua sobrevivência nos dias atuais. Seu conhecimento sobre os valores torna-se imprescindível.

Perasháh de la Semana en español. Shemot (Shemot – Exodo 1:1–6:1)

Shemot

Cuidado con las tacticas del Faraón

shmot

Esta semana comenzamos a leer el comienzo del éxodo. La Toráh nos relata cómo los hijos de Iahacov – Bene Israel (ya que el otro nombre de Iahacov es Israel) pasaron de ser los invitados ilustres de Egipto a convertirse en esclavos.

Uno de los midrashim[1] más interesantes nos cuenta que el Faraón cuando ideó el plan para someter al futuro Am Israel, es decir a los descendientes del Iahacov Avinu – Iahacov nuestro Patriarca, sabía que debía hacerlo en pasos, al principio les ofreció trabajo pagándoles por el mismo, incluso él también participaba junto a los trabajadores y los alentaba, poco a poco fueron restringiendo los beneficios, hasta que finalmente todos ellos fueron esclavizados y torturados.

Los nazis también utilizaban la misma táctica fueron limitando los derechos civiles de los judíos poco a poco, culminando con el exterminio masivo de la mayoría de la población judía de Europa.

Es conocido el experimento con el sapo en el agua caliente. Si metemos un sapo en agua caliente saltara automáticamente salvando su vida, pero si lo metemos en agua fría y lentamente la vamos calentando el sapo se quedará hasta morir cocinado.

Hoy en día creo que también en nuestras vidas podemos ver este patrón. Hay muchas cosas que nunca hubiésemos aceptado hacer como individuos y como sociedad, pero lentamente vamos cediendo, cuando queremos darnos cuenta nos encontrarnos totalmente subyugados y sometidos.

No permitamos que el "Faraón" de nuestros días nos engañe y nos convenza, seamos fieles a nuestros principios e ideales, no nos dejemos doblegar.

¡Shabat Shalom!


[1] Midrashim: Midrash (מדרש; "explicación", plural midrashim) es un término hebreo que designa un método de exégesis de un texto Bíblico, dirigido al estudio o investigación que facilite la comprensión de un pasaje Del TaNaJ (Biblia) pero muy utilizado para comprender pasajes de la Toráh. El término midrash también puede referirse a una compilación de enseñanzas midráshicas en forma de comentarios legales, exegéticos u homiléticos del TaNaJ (Biblia hebrea).