quinta-feira, março 10, 2011

Consertar-se para se renovar

Consertar-se

image

Nossos sábios nos contam no Talmud a história assombrosa de um "águia perene" que cada mil anos voa direto em direção ao sol. As penas desta ave se queimam, seu corpo cai a terra, e ali ocorre o processo de regeneração de suas asas. O conto é totalmente insólito. Em realidade, cabe a pergunta: Se a águia vai a viver por sempre, para que consertar suas asas a cada milênio?
O qual é o problema de viver sempre com o mesmo par de asas?

Um sábio respondeu acertadamente: "Para ensinar-nos que cada um de nós, os seres humanos, devemos aprender a renovar-nos". O águia, fiel exemplo dele, sabe como fazê-lo e nos serve de modelo. Quando chega o momento da renovação, o águia não dúvida, e só se eleva em direção aos céus, em direção a sua raiz nos lugares altos. Fazendo a comparação com os seres humanos podemos afirmar: A chave principal para a renovação pessoal, é adquirir a habilidade de fortalecer nossa conexão com a raiz, com a fonte, com D'us.

Podemos a vezes sentir-nos desconectados das raízes e de nosso verdadeiro eu. Mas D'us é infinito e sempre novo. Ele renova a diário com Sua Bondade infinita o universo. Se é assim, devemos elevar-nos e conectar-nos com essa "fonte de energia" para conseguir a tão ansiada renovação, e assim, regenerar-nos satisfatoriamente.

Contam, que um dia de inverno, um velho lenhador foi ao bosque junto com seu filho em busca de lenha. O lenhador, buscou uma árvore morta e o cortou. Várias semanas depois, ao chegar a primavera, viu com luto que o tronco flácido dessa árvore que ele havia talhado lhe haviam brotado "abrolhos". Lamentando-se, o pai comentou o seguinte: "Estava seguro que essa árvore estava morta. Havia perdido todas as folhas na época de inverno. Mas se vê que fazia tanto frio que os galhos se quebravam e caiam como se não lhe ficasse ao pobre tronco nem um bocado de vida. Mas agora, vejo com claridade, que ainda alentava a vida dentro daquele tronco".

E voltando-se em direção a seu filho, lhe aconselhou: "Nunca esqueças esta importantíssima lição. Jamais cortes uma árvore em época de inverno. De nenhum modo tomes uma decisão negativa em tempo adverso. Nunca tomes decisões importantes quando estejas em teu pior estado de ânimo. Aguarda. Sei paciente. A tempestade rápida passará. Recorda que sempre a primavera voltará".

D'us plasma sua Divindade a nosso ao redor e se manifesta constantemente no mundo terreno. Podemos encontrar exemplos de renovação quase em todas partes. As estaciones do ano vão e vem, assim como as marés. As flores brotam, florescem e morrem... e volvem a brotar. Se bem o Criador Todo poderoso podia haver criado com absoluta facilidade um mundo que sempre se mantenha igual, de qualquer maneira, optou por criar um mundo que expressa uma constante "renovação". Em nossas escrituras se indica, que o conceito do tempo está construído em base ao dia de Shabat. Durante os primeiros seis dias da semana o mundo se move, vibra uma e outra vez; e no dia de Shabat nos detemos com uma só intenção: a de renovar-nos.

Voltando ao parágrafo que incluímos a diário em nossas rezas: "Ele renova a diário com Sua Bondade infinita a Criação", D'us renova Sua criação cada dia. Não esqueçamos que cada um de nós, assim de pequeninos como somos, formamos um minúsculo microcosmo dentro da criação. D'us faz que cada dia seja "um novo dia" para que nós também possamos renovar-nos.

Renovação e mudança..., e consertar-se.

Para esta época, quando aproximarmos da festividade de Pêssach (Pascoa Judaica), onde lembrarmos o passar, pular as dificuldades, saber encontrar o ensinamento de isto, ano trás ano, recordamos o mesmo. Mas somos de fato conscientes desta oportunidade? Não sejamos obsessivos respeito a nossos atos e subseqüentemente, ver somente o negativo. Pensemos no amor que D'us sente por nós, imaginemo-lo a Ele como a um Pai carinhoso. Não esqueçamos a possibilidade de definir o passado. Estas possibilidades nos deveriam dar força e coragem para sobressair qualquer sentimento de desânimo.

Devemos renovar-nos sinceramente nestes dias, trocar decididamente nossos atos e intensificar nosso amor por D’us. Concertar-nos. Porque o amor a D’us se manifesta pelo amor ao Ser Humano. E nós como Iehudim (judeus) que temos uma historia cheia de valores humanos, devemos mas que nunca praticar esse amor, e mais, fortalecer-nos espiritualmente e intelectualmente, alinhados em pós dum só objetivo, o crescimento.

E ainda ou passado seja "pesado" e nos dificulte trocar ou presente, devemos considerar-nos como uma criança recém nascida; e desde esta perspectiva (recordo que também foi a minha em meu começos), juntar forças e ser capazes de começar mais uma vez.

Queira D'us que possamos reconhecer nossa ligação com o infinito e sempre tenhamos, igual que o águia, a possibilidade de regressar renovados a nosso verdadeiro ser. A consertar-nos, para poder despegar e como a águia voar e seguir vivendo como a arvore em inverno. Ao finalizar a festividade da primavera e da liberdade, que sejamos verdadeiramente livres e tenhamos dentro de nós o amor que a época nós oferece.