domingo, dezembro 16, 2012

A personalidade do mês

Rabi Moshe ben Maimon (Maimônides), que faleceu no dia 20 de Tevet de 4965 (1204).

maimonides1

Um dos maiores pensadores do judaísmo, considerado o maior codificador de todos os tempos. Era cientista, médico, líder e influenciou todas as gerações posteriores (1138 – 1204).

Nasceu em Córdoba, Espanha. Aos 11 anos sua família teve de abandonar o país, por causa das perseguições e massacres perpetuados pelos almôadas (muçulmanos fanáticos, oriundos da África do Norte) aos habitantes judeus da Espanha. Durante toda sua juventude, fugiu de um lugar a outro, para escapar às perseguições dos muçulmanos. Finalmente, estabeleceu-se, com sua família, em Fez, na África do Norte.

Estudou Toráh com seu pai e chegou a uma profunda erudição em todos os assuntos. Além disso, possuía uma ampla cultura geral, tendo estudado os livros árabes de ciência e filosofia; era também médico.

Quando os fanáticos chegaram a Fez, a família fugiu novamente, para Eretz Israel (1165). Aqui ficaram durante um ano, em Aco, Jerusalém e Hebron; no final deste período, foram de navio para o Egito.

Maimônides tinha cerca de 30 anos quando chegou ao Egito, ganhando seu sustento como médico. Em 1171 tornou-se o “Naguid (Líder) dos Judeus”, e estabeleceu os princípios da organização da coletividade judaica do Egito. É muito conhecida sua atividade com os judeus iemenitas, ao enviar-lhes a “Igueret Teiman” (Carta do Iêmen), na qual lhes fortalecia o ânimo e os advertia contra os falsos messias; sua mensagem teve forte influência através das gerações.

Sua maior obra – e a única que escreveu em hebraico – foi “Mishnê Toráh” ou “Yad Chazaká” (literalmente: Mão Forte; yad numericamente = 14, número de partes da obra), que é um resumo dos estatutos e preceitos da Torá. Outro livro famoso, sobre os problemas básicos do judaísmo, é o “Guia dos Perplexos”. Ainda na Espanha, escreveu o Comentário à Mishná (escrito em árabe e posteriormente traduzido ao hebraico), onde explica o sentido exato dos textos e assuntos de toda a Mishná.

No “Guia dos Perplexos” baseia-se nos postulados filosóficos do filósofo grego Aristóteles. Maimônides é o único erudito da Halacháh que, vivendo no exílio, incluiu em seus escritos sobre os preceitos uma descrição completa da organização do estado judeu ideal a ser estabelecido em Eretz Israel no futuro, baseando-se nos estatutos da Torá.

Maimônides escreveu ainda importantes obras de medicina. Seu nome foi louvado em todas as comunidades judaicas da Diáspora, e muitos o consideraram o judeu mais importante depois de Moisés (Moshe Rabenu); por isso se diz: “De Moisés a Moisés – não nasceu outro como Moisés”.

Maimônides morreu no Egito; segundo a tradição, seu corpo foi trasladado, a seu pedido, para Tiberíades, onde se encontra o local que é reverenciado como sua tumba.