terça-feira, abril 12, 2011

O SIGNIFICADO DE PÊSSACH

Pêssach, muito mais que uma celebração

Sarejevo hagadah

Pêssach, ou Páscoa, conforme se chama em hebraico, é a principal festa doméstica na vida judaica. É a Festa da Liberdade, comemorativa da libertação de Israel da servidão egípcia.

Os rituais de Pêssach são, em grande parte, cerimônias do lar. Na véspera de se iniciar a comemoração, a casa é examinada dos alicerces até o sótão à procura de algum sinal de pão lêvedo ou de qualquer alimento que contenha fermento, e todos os traços de fermento são removidos. Por uma semana, matsot (pão ázimo), e panquecas e pudins feitos de ingredientes não-levedados, substituem no cardápio todas as formas de pão.

O ponto culminante da celebração de Pêssach consiste em servir-se o Seder, um banquete de família realizado na primeira e na segunda noites dos oito dias da festividade (em Israel são sete), com ritual complicado. A mesa é decorada com frutas e flores, a melhor louça, candelabros e outros indícios de festa. Para os quatro goles de vinho - símbolo da alegria - coloca-se uma taça ao lado de cada lugar.

A cerimônia consiste essencialmente em contar a história do Êxodo, utilizando vários símbolos para ilustrá-la e dramatizá-la. A criança mais nova sentada à mesa faz quatro perguntas ao pai (*).

A história que o pai relata, lendo um livro chamado Hagadáh, é a narrativa familiar da escravidão no Egito, a obstinada recusa do faraó em deixar os israelitas partirem, a corajosa chefia de Moisés e o milagre da redenção.

Cada um dos diversos componentes da refeição contém uma lição: o ovo cozido é símbolo da existência, a otimista afirmação de Israel da santidade da vida. É mergulhado em água salgada para se manifestar solidariedade com o destino amargo dos antepassados. Certa mistura de nozes e maçãs recordam à família a argamassa usada pelos hebreus escravos na construção de cidades para seus cruéis faraós.

Impõe o costume que se convidem hóspedes para a mesa familiar. Além dos amigos, um estudante que esteja longe do lar, um soldado ou um viajante afastado dos seus, serão bem-vindo.

Comemora-se a festa com um ofício especial na sinagoga: da Toráh, lê-se uma vez mais a narrativa do Êxodo, e entoam-se os Halel, salmos de louvor.

Compreende-se que ao moderno Estado de Israel a festa de pêssach seja especialmente cara. Centenas de milhares de seus cidadãos reviveram a escravidão egípcia em campos de concentração e em asilos de deslocados. A nova Terra da Promissão, no próprio solo da antiga, é uma realidade que empresta pungência e júbilo à celebração israelense da Festa da Libertação.

(*) "Má Nishtanáh" = Vem da raiz LeShanê, que significa repetir, neste caso podemos explicar que Ma Nishtanáh será uma forma de repetir , relatando através de nossos filhos os sucessos ocorridos, os quais mantêm a luz da continuidade acesa

*****************************************************

Ma Nishtanáh:

Em que se distingue esta noite das demais?

Por que todas as noites comemos ora Pão ora Matsá; esta noite, somente Matsá?

Por que todas as noites comemos toda espécie de verduras; esta noite, somente raízes amargas?

Por que todas as noites não molhamos alimentos nenhuma vez; esta noite, duas vezes?

Por que todas as noites comemos ora sentados ora reclinados; esta noite todos reclinados?

clip_image002Hagadáh de Pêssach