terça-feira, março 01, 2016

Mudar ou mudar-se???



Não adianta querer mudar o mundo

Os pensadores de ética judaica nos ensinam que as pessoas são o que são e não o que queremos que elas sejam. Todos têm defeitos e falhas. Portanto, não crie expectativas nem avalie o outro além da realidade, para não se decepcionar. Aceite as qualidades e defeitos dos outros, que assim você estará dando mais um passo em direção à sua perfeição.

Carne e Leite: Duvidas



Pergunta sobre Carne e Leite
  • Posso fazer batata frita numa frigideira que é chalaví (de leite) – na qual não foi colocado leite quente ou frio há bastante tempo – e esquentar frango no forno besarí (de carne) e comê-los juntos?  
  • Em um caso como este, é permitido aos sefaradim comer a batata frita junto com a carne. Para os ashkenazim, porém, a permissão depende dos seguintes fatores: 1) Se a frigideira havia sido usada nas 24 horas anteriores à fritura da batata; 2) Se o alimento a ser feito na frigideira era ácido ou não, mesmo depois de 24 horas. Eis o resumo da regra: caso um utensílio de leite não tenha sido usado nas últimas 24 horas e o alimento parve (neutro) que será cozido ou frito ou assado não seja ácido, será permitido – para os ashkenazim – comer este alimento parve com carne. A regra é aplicada no caso inverso, ou seja, de carne para leite. Tudo isso só é permitido Bediavad (post factum). A princípio (Lechatchila), a pessoa que quer comer um alimento parve com carne, não deve prepará-lo deliberadamente em um utensílio chalavi.