"Una vez que el mes de Av comienza, nuestra felicidad disminuye".
Por meio de reflexões procuraramos não só conhecer o Judaísmo, senão desenvolver vivências em nossas tradições.
sexta-feira, agosto 01, 2014
Tishá BeAv en español
"Una vez que el mes de Av comienza, nuestra felicidad disminuye".
??? Perguntas ao Rabino ???
??? Perguntas ao Rabino ???
O que é Tishá BeÁv, O que aconteceu neste Dia e Como é Observado ?
É o dia mais triste do calendário Judaico. Neste mesmo dia, através da História, muitas tragédias aconteceram ao Povo Judeu, entre elas:
1) O incidente com os espiões difamando a Terra de Israel, com o subsequente decreto para vagarem pelo deserto por 40 anos.
2) A destruição do Primeiro Templo, em Jerusalém, por Nevuchadnétzar, Rei da Babilônia.
3) 3) A destruição do Segundo Templo, em Jerusalém, pelos romanos, no ano 68 E.C.
4) A queda da cidade de Betar e o fim da revolta de Bar Kochvá contra os romanos, 52 anos depois.
5) Os Judeus da Inglaterra são expulsos em 1290.
6) Os Judeus da Espanha são expulsos em 1492, dando início à Inquisição Espanhola.
7) A queima do Talmud em Paris 1242.
8) Inicio do funcionamento do Campo de Exterminio de Treblinka (1942)
Tishá BeÁv é um dia de jejum (com a mesma duração que Yom Kipur, do anoitecer de um dia até o anoitecer do dia seguinte) que culmina e encerra as Três Semanas de luto do Povo Judeu. Neste dia somos proibidos de comer e beber, banharmo-nos, usar cremes, loções ou óleos, calçar sapatos de couro ou manter relações conjugais. A idéia é minimizar o prazer e fazer o corpo sentir o desconforto que a alma deveria sentir em relação a tragédias como estas. Como em todos os dias de jejum, o objetivo deste dia é a introspecção, fazendo um balanço espiritual e corrigindo nossos caminhos, o que em Hebraico é chamado Teshuvá, retorno para o caminho do bem e da honra.
Teshuváh é um processo de quatro etapas:
1) Precisamos nos conscientizar das coisas erradas que fizemos e nos arrepender de tê-las feito.
2) Precisamos parar de fazer estas transgressões e corrigir qualquer dano que possamos ter causado.
3) Devemos aceitar sobre nós não repetir o erro novamente .
4) Precisamos, verbalmente, pedir ao Todo-Poderoso que nos desculpe.
Na noite de Tishá BeÁv, lemos na sinagoga a Meguilá Eichá, o livro das Lamentações, escrito pelo profeta Yirmiyáhu (Jeremias). Também recitamos as Kinót, poemas especiais recontando as tragédias que aconteceram com o Povo Judeu.
O estudo da Torá é o coração, a alma e o sangue do Povo Judeu. É o segredo de nossa sobrevivência. Estudar leva ao entendimento e o entendimento leva à ação. Uma pessoa não consegue amar aquilo que não entende. Estudar Torá nos dá uma grande satisfação ao entendermos a vida.
Em Tishá BeÁv somos proibidos de estudar Torá, com exceção daquelas partes que tratam sobre as calamidades que o Povo Judeu tem sofrido. Precisamos parar, refletir, mudar a nós mesmos e, somente assim, estaremos aptos a fazer deste um mundo melhor.
Perasháh Devarim em Português
Perasháh Devarim
5 de Menachem Av 5774; 1 Agosto 2014
Resumo da Perasháh
Conteúdo
Essa Parasha introduz o último dos cinco Livros da Toráh, Sefer Devarim. Esse Livro também é chamado Mishne Toráh, literalmente "Repetição da Toráh" (origem da tradução grega-latina Deuteronômio). Sefer Devarim relata oque Moshe disse para Bnei Ysrael nas suas últimas cinco semanas de vida, quando eles se preparavam para atravessar o Rio Jordão a caminho de Eretz Israel. Moshe reviu as mitzvot, enfatizando a mudança de vida que eles enfrentariam: da existência miraculosa, supernatural do deserto com seu comando, á vida aparentemente normal que eles iriam experienciar com a liderança de Yeoshua em Eretz Israel.
O tema central esta semana é a transgressão dos espiões, os meraglim. A Parasha começa com Moshe aludindo às transgreções da geração prévia que faleceu nos 40 anos de viajem pelo deserto. Ele descreve para o Povo oque teria ocorrido se eles não tivessem pecado ao mandar espiões para Israel. Moshe disse para eles que Hashem lhes teria dado toda a terra do Mediterrâneo até o Eufrates, incluindo as terras de Amon, Moav e Edom, sem que eles tivessem que lutar. Ele detalha os pecados sutis que culminaram com a transgressão dos espiões, e revisou em detalhe as consequencias: toda a geração morreu no deserto, e já que Moshe foi proibido de entrar em Eretz Israel, Yeoshua Bin Nun substituiu Moshe nesse comando. Moshe os lembrou que eles reagiram ao decreto Divino querendo lutar imediatamente para retificar o erro. Moshe recordou que eles não escutaram quando ele lhes disse que eles perderam o mérito de vencer seus inimigos miraculosamente. Eles ignoraram e sofreram uma derrota severa. A nação não teve permissão para atacar os reinos de Esav, Moav ou Amon - terras que ainda não faziam parte do mapa de Eretz Israel. A conquista de Canaan, começando com Sichon e Og, teria que ser feita de forma natural através de guerras.