sexta-feira, agosto 01, 2014

??? Perguntas ao Rabino ???

??? Perguntas ao Rabino ???

tisha-beav-600x350

O que é Tishá BeÁv, O que aconteceu neste Dia e Como é Observado ?


Tishá Be Av, o 9o. dia do mês Judaico de Av, cai na próxima Segunda-feira à noite, dia 4 de agosto e finaliza 25 horas depois em Terça-feira 5 de Agosto de 2014.

É o dia mais triste do calendário Judaico. Neste mesmo dia, através da História, muitas tragédias aconteceram ao Povo Judeu, entre elas:

1) O incidente com os espiões difamando a Terra de Israel, com o subsequente decreto para vagarem pelo deserto por 40 anos.

2) A destruição do Primeiro Templo, em Jerusalém, por Nevuchadnétzar, Rei da Babilônia.

3) 3) A destruição do Segundo Templo, em Jerusalém, pelos romanos, no ano 68 E.C.

4) A queda da cidade de Betar e o fim da revolta de Bar Kochvá contra os romanos, 52 anos depois.

5) Os Judeus da Inglaterra são expulsos em 1290.

6) Os Judeus da Espanha são expulsos em 1492, dando início à Inquisição Espanhola.

7) A queima do Talmud em Paris 1242.

8) Inicio do funcionamento do Campo de Exterminio de Treblinka (1942)

Tishá BeÁv é um dia de jejum (com a mesma duração que Yom Kipur, do anoitecer de um dia até o anoitecer do dia seguinte) que culmina e encerra as Três Semanas de luto do Povo Judeu. Neste dia somos proibidos de comer e beber, banharmo-nos, usar cremes, loções ou óleos, calçar sapatos de couro ou manter relações conjugais. A idéia é minimizar o prazer e fazer o corpo sentir o desconforto que a alma deveria sentir em relação a tragédias como estas. Como em todos os dias de jejum, o objetivo deste dia é a introspecção, fazendo um balanço espiritual e corrigindo nossos caminhos, o que em Hebraico é chamado Teshuvá, retorno para o caminho do bem e da honra.

Teshuváh é um processo de quatro etapas:

1) Precisamos nos conscientizar das coisas erradas que fizemos e nos arrepender de tê-las feito.

2) Precisamos parar de fazer estas transgressões e corrigir qualquer dano que possamos ter causado.

3) Devemos aceitar sobre nós não repetir o erro novamente .

4) Precisamos, verbalmente, pedir ao Todo-Poderoso que nos desculpe.

Na noite de Tishá BeÁv, lemos na sinagoga a Meguilá Eichá, o livro das Lamentações, escrito pelo profeta Yirmiyáhu (Jeremias). Também recitamos as Kinót, poemas especiais recontando as tragédias que aconteceram com o Povo Judeu.

O estudo da Torá é o coração, a alma e o sangue do Povo Judeu. É o segredo de nossa sobrevivência. Estudar leva ao entendimento e o entendimento leva à ação. Uma pessoa não consegue amar aquilo que não entende. Estudar Torá nos dá uma grande satisfação ao entendermos a vida.

Em Tishá BeÁv somos proibidos de estudar Torá, com exceção daquelas partes que tratam sobre as calamidades que o Povo Judeu tem sofrido. Precisamos parar, refletir, mudar a nós mesmos e, somente assim, estaremos aptos a fazer deste um mundo melhor.