terça-feira, maio 24, 2011

A história do mês

Rabino Menachem Mendel de Vitebsk, fundador do núcleo chassídico em Eretz Israel, que faleceu em 2 de Iyar de 5548

No dia em que foi nomeado rabino dos chassidim* de Minsk, o Rabino Menachem Mendel de Vitebsk leu para toda a congregação a carta de nomeação que lhe tinha sido entregue pelos chefes da comunidade, cheia de belos títulos e elogios.

Disse o justo: “Que sorte tenho eu! Quando eu for para o Mundo da Verdade, depois de 120 anos, apresentar-me-ei ao Tribunal Celestial com esta carta, provando assim que sou estudioso e justo, modesto e devoto. Se me pedirem testemunhas, dir-lhes-ei que se dirijam aos chefes da comunidade de Minsk, que assinaram esta carta de nomeação.

Mas o que farei se me perguntarem: E tu, Mendel, o que tens a dizer de ti mesmo? – Aí, eu me convencerei que não tenho razão …”

__________________________________

*Hasidim / Chassidim (em hebraico: חסידים) é o plural de Hasid ou Chassid (חסיד), significando "piedoso". O título honorífico "Hasid" era freqüentemente usado como um termo de respeito excepcional no Talmud época medieval. No clássico da literatura rabínica difere de “Tsadik "-" justo”, por denotar uma vez que vai além das exigências legais e éticos do ritual da observância judaica na vida diária. O significado literal de "Hasid" deriva de Chessed - "bondade", a expressão externa ao amor a D’us e a outras pessoas. Esta devoção espiritual motiva conduta piedosa além dos limites diários. A natureza devocional da descrição é tomada de um judeu, conhecido como Rabi Baal Shem Tov, que deu lugar ao movimento Chassidico, e seus seguidores como "Chassidim".