segunda-feira, agosto 22, 2011

12 DE SEGUNDOS PARA UMA VIDA

Agradecer para poder viver

mode ani1

Numa convenção americana à qual compareceram neurologistas do mundo inteiro, um dos principais tópicos foi o fenômeno de pessoas que desmaiam no instante em que se levantam da cama.
Um dos oradores foi a Dra. Linda McMaron da Inglaterra.
Ela fez uma prolongada palestra sobre seus estudos neste campo.
Disse que após muitos anos de estudo e investigação sobre o tema, chegara à conclusão de que este tipo de desmaio é causado pela rápida transferência entre a posição deitada e ficar de pé.
A Professora McMaron disse que demora 12 segundos para o sangue fluir dos pés à cabeça. Porém quando a pessoa se levanta rapidamente assim que acorda, o sangue é “jogado” depressa demais para o cérebro, e o resultado é o desmaio.
Ela sugeriu que cada pessoa, mesmo aquelas que não têm tendência a desmaiar, se sentasse na cama ao acordar e contasse lentamente até 12 para evitar tontura, fraqueza e/ou desmaio.
Seu discurso foi recebido com muitos aplausos e entusiástica repercussão.Outro professor, um judeu religioso, pediu permissão para falar.
Ele disse:
“Para nós, judeus, há uma antiga tradição com milhares de anos, a de recitar uma prece de agradecimento ao Criador do Mundo por nos conceder a oportunidade de um novo dia de realizações.A prece é dita imediatamente após despertar, enquanto ainda se está na cama.
Há doze palavras nesta prece e se a pessoa se regular para dizê-las lentamente com concentração, leva exatamente doze segundos para pronunciá-la… 12 palavras em 12 segundos.”
Ele recitou a prece lentamente em hebraico:
“Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vecayam, shehechezárta bi nishmati bechemlá. Rabá emunatêcha”
“Sou grato a Ti, ó Rei vivo e eterno, por ter restaurado dentro de mim minha alma com misericórdia. Grande é Tua confiabilidade.”

O auditório levantou-se e irrompeu em aplausos que ecoaram por todo o salão.. Dessa vez…era para o Criador do Mundo.
Talvez cada um de nós também deva aplaudir toda manhã o Criador, após recitar modê ani.
Então deixo este conselho para os leitores que ao acordar de manhã, nada como começar o dia já agradecendo, não somente pelo fator médico, e sim para fortalecer nosso caráter com esta característica tão positiva de saber agradecer em todos os momentos.
* O Talmud no tratado de Guitin 70a diz que aquele que se levanta rapidamente assim que acorda corre risco de vida.