terça-feira, março 22, 2011

O Secreto dos Tehilim – Salmos

A Força de Conectar-nos e Crescer

Espiritualmente

Salmo 121 - Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu auxilio. O meu auxilio vem do Criador que fez o céu e a terra.

Um jovem estava no hospital. O médico reuniu os irmãos e disse que deveriam preparar sua mãe, pois o jovem não passaria daquela noite. Os irmãos estavam com medo de contar à sua mãe, pois temiam o que o choque da notícia poderia causar em sua frágil saúde. Mas, o que eles não esperavam foi à explosão de fúria da mãe: “O que?”, perguntou a mãe, “O médico? Ele não é D’us. Ele não sabe quem irá viver ou não! “Pegou então seu livro de Tehilim (Salmos) e, através da noite, recitou os Salmos com sinceras lágrimas e confiança no Todo-Poderoso. Pela manhã o médico saiu da UTI e falou para a família: “É um milagre! Não entendo como, mas ele viverá!”.

“O que é Tehilim? Traduzindo literalmente, significa “louvores”. O Rei David compilou e escreveu a maioria dos Salmos: expressões de pensamentos, emoções, anseios e desejos, muitas vezes provenientes do fundo de nossas almas, que nós, humanos, desejaríamos expressar, mas talvez não soubéssemos como articulá-los. Por todo o mundo, milhares de Judeus recitam o Livro de Salmos semanalmente ou mensalmente. É comum que um Livro de Salmos já venha impresso com divisões para que, se alguém o desejar, possa finalizá-lo em uma semana ou mês. Em tempos de dificuldades, reunimo-nos e coletivamente recitamos os Salmos para que, pelo mérito de recitá-los, o Todo-Poderoso proporcione uma cura rápida para alguém doente ou conceda misericórdia àqueles que estão sofrendo ou correndo risco de vida. Quando um grupo de Judeus foi seqüestrado e mantido em cativeiro em Entebe (Uganda) ou quando Israel passa por guerras ou ataques hostis, Judeus por todo o mundo se reúnem para recitar os Salmos e derramar as “lágrimas” de seus corações, implorando a misericórdia do Todo-Poderoso. Muitas sinagogas e casas de estudo recitam Salmos diariamente (especialmente os Salmos 20, 83, 121, 130 e 142) pela proteção dos Judeus em Israel contra o terrorismo”.

“Em tempos de escuridão e sofrimento, os versículos do Tehilim são uma luz para as almas, um antídoto contra o desânimo e o desespero, consolam e dão esperança, elevam nosso campo de visão. Por todas as gerações, quando nossos antepassados enfrentavam desafios, pequenos ou até aqueles em que havia sérias ameaças à vida, os versículos sagrados foram e têm sido uma fonte de encorajamento e apoio. Proveram força interior no passado, e continuam a fazê-lo agora, no presente”.

“Tehilim é a obra definitiva que nos conecta ao nosso querido Pai e Todo-Poderoso Rei, Criador e Provedor do universo. Conectamo-nos ao Criador através de nosso profundo agradecimento e reconhecimento por todas as bondades que Ele fez e faz conosco e com o mundo como um todo”.

“Através dos Tehilim expressamos nossas necessidades: pedidos pela cura de doentes, para sermos salvos de perigos e prejuízos, pelo alívio de profundas dores emocionais e sofrimentos, além de podermos enriquecer nossas experiências positivas, ao perceber que tudo, tudo que temos provém Dele. Ao Lhe agradecermos por estas dádivas, multiplicamos exponencialmente o valor delas. Elas passam a ser não mais apenas algo material e temporário, mas tornam-se bens espirituais e que nutrem a nossa alma eterna”.

“Há épocas da vida onde sentimos que “nada pode ser feito” para modificar uma terrível situação. Mas sempre há algo que podemos fazer: podemos nos conectar com nosso Pai e Rei através de preces sinceras. Podemos orar com nossas próprias palavras após recitarmos as palavras “sublimes e magnificentes”, que foram inspiradas Divinamente e santificadas no Tehilim. Ao recitarmos os Salmos, elevamo-nos e abrimos nossos corações. As orações pessoais que dizemos depois de recitarmos os Salmos “sobem” com uma maior consciência de nossa conexão com o Único que pode atendê-las”.

“Quando estive em Israel no ano de 2004, na presença do rabino Nachum Neria (ganhador do premio Israel 2011) na Yeshiváh Hakotel (Academia de Estudos Talmúdicos chamada HaKotel = O Muro de Lamentações), tive a oportunidade de encontrar-me com o mencionado Rabino, e lhe mostre que em nome de meus entes queridos e os entes queridos de minha esposa, doamos livros de salmos, que também trabalhei para sua realização. Ele com sua simpleza e seu carinho incondicional por todos me diz: “Sabes que o Livro de Tehilim - Salmos pode criar uma conexão emocional que nos uma com o Criador? “Perguntei: “Por quê?”, e uma vez mais me diz, se recitas com intenção (cavanáh), concentração e amor, os Salmos, durante todos os dias do ano, sentiras algo diferente. Pelo próximo ano, “religiosamente”, recitei os Tehilim. Quando ao finalizar o ano, escrevi uma carta a respeito de minha experiência, e relatei, que não sentia que algo havia mudado em minha vida por causa dos Tehilim. Ele não respondeu, pouco tempo depois pode viajar e encontrar-me com ele, perguntei pela carta e porque não me respondeu. Por alguns instantes pensou, esboço um caloroso sorriso e disse: “Você precisa fazer um segundo passo, é compreender o que está lendo!”.

Este comentário escrito proporciona uma idéia para nos ajudar a conseguirmos um maior entendimento do que os Salmos significam para nós e nos ajudar a ter uma perspectiva de como podemos nos tornar mais próximos e mais focando toda nossa atenção no que poderia acontecer de errado, amanhã, na próxima semana, no próximo mês, no ano que vem. Independentemente do que acontecerá devemos nos concentrar na leitura dos Salmos, para evitar o sofrimento do amanhã.