quinta-feira, outubro 13, 2016

Sucot e a Paz



A Importância da Paz


“Que Ama a Paz e Persegue a Paz”

No Pirkê Avot consta que Aharon Hacohen “ama a paz e persegue a paz, ama as criaturas e as aproxima da Toráh”. Ele se transformou em um símbolo de amor à paz e aos outros e, por causa disso, conseguiu aproximar muitos membros de Israel da Toráh.
Também as “Ananê Hacavod” (Nuvens de Glória), que cercavam o acampamento de Israel no deserto, vieram por mérito de Aharon, conforme foi mencionado por nossos sábios em diversos lugares. Ao analisarmos o assunto, percebemos que também estas nuvens estavam ligadas à paz.
As nuvens delimitavam e protegiam o Povo de qualquer prejuízo, assim como a paz possui estas mesmas capacidades de ação espirituais. Ela permite que as pessoas morem juntas, adoça suas vidas e protege-as de qualquer desgraça e sofrimento que possam ocorrer quando ela está em falta.
“Não encontrou, o Eterno, um utensílio que contivesse a bênção, para Israel, exceto a paz” (fim da Mishná, no Tratado de Uketsin). Assim como a discussão causa afastamento e destrói tudo, a paz age de modo inverso, juntando e ligando e, onde ela existir, encontraremos também a bênção.

A Verdadeira Paz

Hoje em dia é muito comum ouvir-se falar sobre a “paz” – entre países, entre partidos, entre grupos. Escuta-se isso frequentemente e é possível se enganar – pensando que a paz a qual nossos sábios se referem é a mesma da qual tratam diversas nações – enquanto existe, na verdade, uma diferença colossal entre elas.
A paz entre os povos e entre partidos políticos, por exemplo, não decorre do amor à própria paz e do amor às criaturas. Cada nação “ama” apenas a si própria e procura apenas o seu próprio bem. Acontece que, em determinadas situações, para o seu próprio bem, é indicado que não haja discussões e guerras com as nações vizinhas e, portanto, elas preferem optar por implementar tratados e acordos de “paz”.
Quando nossos sábios se referem à paz, eles têm em mente algo inteiramente distinto. Trata-se de um conceito elevado e importante, que merece ser prezado e perseguido. A paz é uma situação espiritual que traz bênçãos e contém em si capacidades espirituais importantes.
A paz se origina da plenitude e das virtudes. Ela provém do fato de cada um olhar positivamente para o outro, sentindo que este não toma seu lugar e não o atrapalha. No futuro, reinará a paz entre todos os elementos da Criação. Mesmo os animais selvagens pastarão junto com os herbívoros de hoje. Entretanto, mesmo antes desta época maravilhosa é possível fazer com que a paz domine. Junto com ela, virá a grande bênção que sempre a segue.
Cada indivíduo pode contribuir para trazer a paz a seu redor, tanto em relação a seus amigos e conhecidos, quanto à sua família. Cada um deve esforçar-se por construir a verdadeira paz em seu lar, uma paz verdadeira que trará grandes bênçãos para toda a família. Às vezes, as pessoas se dirigem a pessoas de fora de sua família, tentando colaborar e fazer a paz entre elas, enquanto abandonam a paz do seu próprio lar. É necessário saber que a paz começa na casa do próprio indivíduo. Cada um deve esforçar-se para que sua casa esteja completa antes de se preocupar com o benefício de seus semelhantes.

Shabat Shalom VeChag Sameach