sexta-feira, julho 11, 2014

Perasháh Pinchás

Resumo da Perasháh

Perasháh Pinchas

Conteúdo

Hashem diz para Moshe informar a Pinchás que ele receberá o "pacto de paz" Divino como recompensa por sua ação corajosa - por ter evitado a corrupção e a assimilação, através da atitude de Zimri e a princesa midianita Cozbi. Hashem ordena a Moshe para que o Povo Judeu mantenha um estado de inimizade com os midianitas, por eles terem nos persuadido a pecar. Moshe e Elazar são instruídos a fazerem um censo da nação. A Toráh menciona os nomes das famílias de cada uma das tribos. O número total de homens entitulados a servirem no exército é 601.730.

Hashem explica a Moshe como dividir a Terra de Israel para o Povo Judeu. O número de famílias dos Levitas é mencionado. As filhas de Tselofachad fazem uma alegação para Moshe: como elas não têm irmão, elas pedem a herança da porção de terra de seu pai. Moshe pergunta a Hashem qual é a lei nesse caso, e Hashem responde que a alegação delas é justa. A Toráh ensina as leis e prioridades que determinam a ordem de heranças. Hashem diz para Moshe subir numa montanha e ver a Terra de Israel em que o Povo Judeu entrará em breve, porém não poderá acompanhá-los. Moshe pede a Hashem para designar o próximo líder do Povo, e Hashem seleciona Yehoshúa Bin Nun. Moshe aponta Yehoshúa como seu sucessor frente a toda a nação. A Perasháh conclui com ensinamentos especiais sobre o serviço no Bêt HaMikdash.

Comentários da Perasháh

"Moshe falou com Hashem dizendo: 'Que Hashem, o D’us de todos os Espíritos de carne, aponte um homem sobre a Assembléia' ". (Bamidbar 27:15-16)

"O D’us de todos os Espíritos" é uma expressão rara. Qual era a intenção de Moshe ao dirigir-se a Hashem dessa forma?

O melhor líder é aquele que entende intimamente a natureza individual de seu grupo. Ninguém nos conhece tanto quanto Hashem. Portanto, Moshe rezou para que aquele que o substitua, assemelhe a qualidade Divina de conhecer os Espíritos de carne.

E, que possa ao mesmo tempo, ter intuição sobre suas necessidades – as virtudes e falhas daqueles que lideram.

Jejum de 17 de Tamuz

Jejum de 17 de Tamuz

17 de Tamuz

A próxima terça-feira, 15 de Julio, é o Jejum de Tamuz, e com isto inicia o período de Ben Hametzarim, as três semanas de aflição.

Qual o significado do Jejum de 17 de Tamuz e como deve ser observado?

O 17º dia do mês hebraico de Tamuz inicia o período nacional de três semanas de semi-luto, que culmina com o dia 9 de Av (Tishá BeÁv). É um período histórico onde muitas tragédias ocorreram e é considerado, na cosmologia Judaica, um período tão adverso que, como mencionado anteriormente, aconselha-se a adiar litígios na justiça e é proibida a realização de casamentos. Tradicionalmente nos abstemos de cortar os cabelos, comprar ou vestir roupas novas, ouvir música e fazer viagens de lazer. É tempo para reflexão e melhoria pessoal.

No dia 17 de Tamuz, cinco calamidades ocorreram:

1) Moshe quebrou as primeiras tábuas contendo os 10 Mandamentos, quando desceu do Monte Sinai e viu o povo idolatrando o Bezerro de Ouro; 2) A Oferenda Diária (Korbán Tamíd) parou de ser realizada no Primeiro Templo; 3) Romperam-se as muralhas de Jerusalém, durante o cerco à cidade, na época do 2o. Templo; 4) Apóstomo, o Perverso, um oficial romano, queimou um Sêfer Toráh (Rolos da Toráh); 5) Um ídolo foi colocado no Santuário do Segundo Templo.

O propósito do jejum é despertarmos nossos corações para o arrependimento ao relembrarmos os erros de nossos antepassados (que acarretaram tantas tragédias) e evitarmos de repetir os mesmos erros. O jejum é a preparação para o arrependimento -- para quebrarmos a dominação do corpo sobre nosso lado espiritual. Cada pessoa deve se engajar num autoexame e tomar a resolução de corrigir seus erros em suas relações com D'us, com as pessoas que convivem e consigo mesma.

O 17 de Tamuz do ano 5000 do calendário judaico equivalente a 8 de Julio de 1240 se realizo em Paris a queima do Talmud e isto continuo por alguns anos mais.

Também foi um 17 de Tamuz que foi sequestrado Gilat Shalit e deu começo a segunda guerra do Líbano.

Podemos relatar mais fatos nefastos em nesta data, porem hoje mesmo em Israel vivemos um período de convulsão.

Como esta escrito no Talmud Tratado Sota, ao final do capitulo 9:

“Porem sobre quem poderemos apoiar-nos? Sobre Nosso Pai que está em os céus.”