sexta-feira, julho 11, 2014

Jejum de 17 de Tamuz

Jejum de 17 de Tamuz

17 de Tamuz

A próxima terça-feira, 15 de Julio, é o Jejum de Tamuz, e com isto inicia o período de Ben Hametzarim, as três semanas de aflição.

Qual o significado do Jejum de 17 de Tamuz e como deve ser observado?

O 17º dia do mês hebraico de Tamuz inicia o período nacional de três semanas de semi-luto, que culmina com o dia 9 de Av (Tishá BeÁv). É um período histórico onde muitas tragédias ocorreram e é considerado, na cosmologia Judaica, um período tão adverso que, como mencionado anteriormente, aconselha-se a adiar litígios na justiça e é proibida a realização de casamentos. Tradicionalmente nos abstemos de cortar os cabelos, comprar ou vestir roupas novas, ouvir música e fazer viagens de lazer. É tempo para reflexão e melhoria pessoal.

No dia 17 de Tamuz, cinco calamidades ocorreram:

1) Moshe quebrou as primeiras tábuas contendo os 10 Mandamentos, quando desceu do Monte Sinai e viu o povo idolatrando o Bezerro de Ouro; 2) A Oferenda Diária (Korbán Tamíd) parou de ser realizada no Primeiro Templo; 3) Romperam-se as muralhas de Jerusalém, durante o cerco à cidade, na época do 2o. Templo; 4) Apóstomo, o Perverso, um oficial romano, queimou um Sêfer Toráh (Rolos da Toráh); 5) Um ídolo foi colocado no Santuário do Segundo Templo.

O propósito do jejum é despertarmos nossos corações para o arrependimento ao relembrarmos os erros de nossos antepassados (que acarretaram tantas tragédias) e evitarmos de repetir os mesmos erros. O jejum é a preparação para o arrependimento -- para quebrarmos a dominação do corpo sobre nosso lado espiritual. Cada pessoa deve se engajar num autoexame e tomar a resolução de corrigir seus erros em suas relações com D'us, com as pessoas que convivem e consigo mesma.

O 17 de Tamuz do ano 5000 do calendário judaico equivalente a 8 de Julio de 1240 se realizo em Paris a queima do Talmud e isto continuo por alguns anos mais.

Também foi um 17 de Tamuz que foi sequestrado Gilat Shalit e deu começo a segunda guerra do Líbano.

Podemos relatar mais fatos nefastos em nesta data, porem hoje mesmo em Israel vivemos um período de convulsão.

Como esta escrito no Talmud Tratado Sota, ao final do capitulo 9:

“Porem sobre quem poderemos apoiar-nos? Sobre Nosso Pai que está em os céus.”