terça-feira, setembro 16, 2014

Rosh Hashaná: As comidas e seus símbolos

Simbolos de Rosh_hashana_1

Símbolos de Rosh Hashaná


  • Como vimos, em Rosh Hashaná, o primeiro dia do ano, o Todo-Poderoso Se senta para julgar todo o mundo, e toda ação ou pensamento que ocorrem neste dia especial podem ter influência crucial em todo o ano que se inicia. Por isso, consta no tratado de Careitot – Talmud Babli, que há grandes significados por trás dos “Simanim” (símbolos) de Rosh Hashaná, pois todo símbolo de berachá (bênção) manifestado no início do ano pode se estender em bênção por todo o ano.

  • Costuma-se, portanto, em todas as comunidades de Israel, comer alimentos especiais em Rosh Hashaná, sendo cada um deles um símbolo de berachá que almejamos que se estendida pelo ano inteiro. Esse é o motivo de se comer maçã com mel – para que tenhamos um ano bom e doce. Romã – para que nossos méritos multipliquem-se como as sementes da romã. Peixes – para que frutifiquemos e cresçamos em número como os peixes. Beterraba (selek) – para que sejam banidos (ystalku) os que nos odeiam. Tâmaras – para que cessem (ytamu) nossos inimigos e pecados, etc. Todos podem acrescentar alimentos de sua preferência e que seus nomes aludam à abundância e à bênção, que se estendam pelo ano todo.

Simbolos de Rosh Hashana_2

Quando comemos os símbolos

de Rosh Hashaná


  • Para sair de qualquer dúvida haláchica, costuma-se comer os Simanim (símbolos) de Rosh Hashaná logo depois de abençoar sobre a chalá (pão), mergulhá-la no mel e comê-la. Inicia-se pela berachá “Borê peri haêtz” (bênção dos frutos das árvores) para a ingestão da tâmara – e não pela maçã com mel – porque a tâmara faz parte das Shivat Haminim (“sete espécies” da terra de Israel). A ordem correta é a seguinte: se recita a berachá, come-se um pouco da tâmara e recita-se em seguida o “Yehi Ratzon” que consta nos Sidurim e brochuras tradicionais. Não é correto dizer o “Yehi Ratzon” entre a berachá e a ingestão, pois jamais deve haver interrupção entre estas duas ações – abençoar e comer.

  • Os Simanim, cuja berachá é “Borê peri haadamá” (bênção pelos frutos da terra), não devem ser abençoados com a mesma, pois já se cumpriu esta obrigação por meio da berachá “Hamotzi” sobre a chalá. Assim, ao contrário do que se faz com a tâmara, com os demais Simanim se recita o “Yehi Ratzon” antes da ingestão. Mesmo que haja outro Siman, cuja berachá é “Borê peri haêtz”, procede-se da maneira citada, pois a berachá sobre a tâmara já os isenta. Há os que costumam comer os Simanim na primeira noite de Rosh Hashaná e há os que o fazem nas duas noites.