quarta-feira, abril 02, 2014

Mensagem de Pêssach

shir-hashirim-ketapuach-1

Levanta-te, minha amada,

Formosa minha, vem a mim!

Vê o inverno: já passou!

Olha a chuva: já se foi

As flores florescem na terra,

O tempo da poda vem vindo, e

O canto da rola está se ouvindo em

nosso campo.

Cântico dos Cânticos

A palavra hebraica Pêssach, significa originalmente saltar, passar por cima. Pêssach é a festa da liberdade, chamada pela literatura religiosa de " O Tempo de Nossa Liberdade".

Pêssach acontece no primeiro dia de Lua cheia, iniciando-se ao entardecer de 14 de Nissan ( março-abril), o primeiro mês do ano agrícola, o início da Primavera, e dura sete dias.

Pêssach não é apenas uma lembrança da saída do Egito. Ela representa a promessa da libertação definitiva de Israel e das Nações. Ela é o anúncio da libertação messiânica, quando o povo estará livre de todas as perseguições, de todas as coisas que escravizam o ser humano.

Este é um fato presente na memória e na história; ela aconteceu lá no Egito e acontece hoje no esforço que o ser humano faz para libertar-se das estreitezas e busca cada vez mais a humanização.

Na Hagadá (narração) de Pêssach encontramos: "Em cada Geração, cada homem deve considerar a si mesmo como se ele tivesse saído do Egito". Portanto, cada celebração de Pêssach tem o mesmo valor e atualidade do fato ocorrido naquela noite.

Pêssach é a Festa da identidade judaica. Para as crianças, a leitura da Hagadá dá a possibilidade de perceber a sua identidade: reconhecer a que povo pertence, a sua história e constatar a sua esperança. Pêssach desperta no adulto, a interrogação fundamental sobre sua existência. O indivíduo coloca a si mesmo a pergunta fundamental feita por D'us a Adão no Paraíso: Onde estás? (De onde és?) O Judaísmo não é apenas uma religião. Judaísmo é adesão incondicional a um povo, à sua história e ao seu destino.