terça-feira, janeiro 25, 2011

Holocausto – Iom Hashoa

BS”D
“Se Compreender é impossível, conhecer é imprescindível.”
(Primo Levi, escritor Italiano, sobrevivente do Holocausto)
video_Holocausto_2


A memória é uma das características do ser humano, que não tem uma forma para descrevê-la, pode ser ascendente ou descendente, pode ser uma parábola ou uma hipérbole, um diagrama oscilatório ou dente de serra.
Porem no judaísmo, como exceção que marca a regra, é constante, é uma linha que esta por cima do eixo do esquecimento, o Povo Judeu não sofre de Alzheimer espiritual e muito menos histórico, nossa lembrança esta destinada a educar e previr, e não vingar-nos.
A palavra zachor (lembrar) aparece na Bíblia 169 vezes, proporcionalmente mais que o conceito e mandamento de Shabat; nossa lembrança nos leva a definir que o secreto da redenção é o recordo e do desterro o esquecimento.
Hoje caros amigos, o mundo tem a obrigação de lembrar e recordar, e fazer isto é dar um passo mais para evitar que as gerações futuras esqueçam-se da barbárie onde além de mais de 6 milhões de judeus, quase 11 milhões de outros povos foram massacrados, assassinados, degolados, asfixiados e queimados, na mais horrenda face da historia humana. Saibam: “Não todas as vitimas do Holocausto eram judeus, mais todos os judeus eram vitimas do holocausto”.
Finalmente, educação é todo aquilo que ficou depois de haver-me esquecido todo aquilo que aprendi.
Que D’us abençoe a todos aqueles que fazem da lembrança uma sarça ardente, como  a qual Moises presenciou no deserto, e que as almas dos inocentes, sejam cuidadas por nosso Criador.
Ner Hashem Nishmatam Adam. A Luz do Senhor é Alma do Ser Humano. Nosso Décimo primeiro mandamento: NÃO ESQUECERAS.