sexta-feira, julho 24, 2020

Tishá BeAv - Estudar Torá e se cumprimentar




Tishá BeAv - Estudar Torá e se cumprimentar




No dia de Tisha BeAv (9 de Av), dia no qual os dois Templos Sagrados foram destruídos, a Halachá proíbe estudar Torá. Foi permitido, no entanto, estudar as hagadot (histórias) da destruição e demais assuntos tristes, relacionados às perseguições e sofrimentos do povo de Israel. É permitido também estudar as halachot do próprio Tisha BeAv.
 
Deve-se tomar o cuidado de não se ler, neste dia de luto nacional, jornais, revistas ou livros divertidos que desviem a atenção do luto. O motivo é que o significado essencial deste dia é justamente refletir sobre os sofrimentos decretados sobre o povo de Israel na longa diáspora em que ainda estamos.
 
Como um sinal de luto, é proibido também as pessoas se cumprimentarem, dizendo "Shalom" umas às outras. De acordo com a maioria dos Poskim (rabinos legisladores), é proibido dizer também "boa noite" e "bom dia". Quando alguém que não sabe essa regra cumprimenta outrem, este último deve responder-lhe "bom dia", para não magoá-lo, mas com cabeça baixa. Isso é melhor do que responder com a palavra "Shalom".

Perasháh Devarim 5780: "El verdadero adverbio"