quinta-feira, agosto 16, 2018

O mês de Elul


O mês de Elul

O mês de Elul é o décimo segundo mês do calendário judaico na contagem desde a Criação do mundo (a partir de Tishrê), e o sexto na contagem que se inicia na saída do Egito (a partir de Nissan).
O mês de Elul é mencionado apenas uma vez na Bíblia (Neemias 6:15), e uma vez nos Apócrifos (I Macabeus 14:27).
Elul é conhecido como “o mês do arrependimento” e também como “o mês da compaixão e do perdão”, e nele preparamo-nos para os dias do julgamento –Hayamim Hanoraim, os Dias Temíveis (desde a véspera de Rosh Hashaná até o final do Yom Kipur), nos quais “até os peixes do mar tremem de pavor do dia do julgamento que se aproxima”.
A partir do início de Elul, toca-se o shofar diariamente após a oração matutina (Shacharit), exceto aos sábados e véspera de Rosh Hashaná, conclamando as pessoas ao arrependimento, conforme está escrito: “Tocar-se-á a trombeta [o shofar] na cidade sem que o povo se estremeça?” Inicialmente, o costume era tocar o shofar apenas no Rosh Chodesh Elul, e posteriormente passou-se a tocar durante todo o mês.
Os ashkenazitas costumam dizer “slichot” – oração que contém uma sucessão de pedidos de perdão por faltas e pecados cometidos – bem cedinho de manhã desde o motzaê shabat da última semana do ano; já os sefaraditas começam mais cedo, a partir do dia 1° ou 15 de Elul.
No passado remoto, emissários partiam de Jerusalém às comunidades distantes, a fim de informar o dia exato do início do mês de Elul (Rosh Chodesh Elul), de acordo com a lua nova, para facilitar daí o cálculo das datas importantes, a partir de Rosh Hashaná (Tratado Rosh Hashaná I 3).
O signo do mês
O signo de Elul é Virgem, conforme está escrito: “Regressa [ou: Arrepende-te], ó virgem de Israel” (Jeremias 31:20), pois Elul é o mês do arrependimento.
Durante o mês de Elul, os habitantes de Jerusalém costumam ir orar no túmulo da matriarca Raquel, situado perto de Belém, e os judeus de Tzfat costumam rezar e estudar Torá à beira da sepultura do Rabi Shimon Bar Yochai, em Meron, perto de Tzfat.
Durante o mês de Elul costuma-se terminar as cartas com votos de “um bom ano”. Com o correr dos anos, adotou-se o hábito de enviar cartões de Rosh Hashaná.
Acontecimentos do mês de Elul
1 de Elul
No início do mês de Elul o Todo Poderoso ordenou que Moisés subisse ao monte a fim de receber as Tábuas da Lei; tocou-se então o shofar em todo o acampamento para que não cometessem novamente o pecado da idolatria. Por esse motivo, nossos sábios decidiram que “tocar-se-á anualmente o shofar no mês de Elul” (Pirkê deRabi Eliezer XLVI)
Inauguração do 1° Congresso Sionista na Basiléia (5657 - 1897)
Início da 1ª Guerra Mundial (5699 – 1939)
3 de Elul de 5695 (1935)
Falecimento do Rabino Avraham Itzchak HaCohen Kook, Primeiro Rabino-Chefe e líder dos rabinos de Eretz Israel.
8 de Elul de 5661 (1921)
Fundação do primeiro moshav de Israel.
9 de Elul (1267)
Nachmânides (Rabi Moshé ben Nachman) faz aliá a Eretz Israel e reestrutura a coletividade judaica de Jerusalém.
11 de Elul de 5660 (1920)
Criação do “Gdud Avodá” (Batalhão do Trabalho) com o nome de Yossef Trumpeldor.
17 de Elul
Morte dos espiões que caluniaram a Terra de Israel.
Entram em vigor na Alemanha as “Leis de Nuremberg”, discriminando os judeus (5693 – 1933).
Na época do Segundo Templo este dia foi considerado dia festivo (iom tov), pois terem os habitantes zelotes de Jerusalém conseguido expulsar o exército romano de Jerusalém (Tratado Taanit).
18 de Elul
Shimon, o hasmoneu, foi nomeado Sumo Sacerdote, comandante do exército e presidente (nassi) dos judeus
(I Macabeus 14).
Falecimento do Rabino Judá Loew ben Betzalel, conhecido como o “Maharal de Praga”, um dos maiores rabinos europeus do século XVI (5369 – 1609).
24 de Elul
Falecimento do Rabino Meir HaCohen de Radin, do movimento rabínico Mussar, um dos maiores codificadores das gerações recentes, e autor do livro “Hachafetz Chaim” (cujo tema é a proibição de lashon hará  – calúnia) e de “Mishná Brurá”, que trata das quatro divisões do Shulchan Aruch  (5693 – 1933).
Falecimento do Rabino Ben Tzion Meir Chai Uziel, Rabino-Chefe e “Rishon LeTzion” (5714 – 1954).
25 de Elul
Dia da Criação do mundo. Segundo o Rabi Eliezer, cujos cálculos de descendências e épocas nós aceitamos, o dia no qual foram criados o céu e a terra foi seis dias antes da criação do homem. O homem foi criado em Rosh Hashaná; logo, o primeiro dia da Criação foi 25 de Elul.
Terminou a reconstrução da muralha de Jerusalém por Neemias, filho de Hacalias (Neemias 5)
29 de Elul de 5704 (1944)
O governo do Mandato Britânico permitiu a criação da Unidade Combatente Judaica, que representou um marco importante na organização da força defensiva combatente em Eretz Israel.

ERA UMA VEZ UM ALFAIATE


ERA UMA VEZ UM ALFAIATE...

... que era piedoso, simples e pobre. Um dia foi chamado para ir à casa do governador. O governado, é claro, era muito poderoso e tinha fábricas de tecidos. Chamou o governador ao alfaiate e disse: “pegue este tecido, que é feito nas minhas fábricas, e confeccione com ele um terno”. E lhe deu um prazo para realizar a tarefa.
O alfaiate, todo emocionado, pegou o tecido e voltou para a sua casa. O alfaiate tinha tempo. Trabalhava com o terno do governador e se dedicava também a outros afazeres. Ia diariamente a Sinagoga, demorava-se em discussões em vão e, quando voltava para casa, já era tarde e apenas podia dar algumas costuradinhas. Cumpriu-se o prazo. Vieram os soldados do Governador e reclamaram o terno. Não estava concluído. Teve que se apresentar diante do Governador e rogar clemência. O Governador aceitou dar-lhe outro prazo.
O alfaiate aos poucos trabalhava e lentamente ia armando o terno, mas faltava-lhe o essencial, aquilo que sem o qual um terno deixa de ser terno. O alfaiate sentia-se culpado, discutia constantemente com sua mulher e queixava-se da comida que era demasiadamente fria para seu paladar ou excessivamente quente. Aproximava-se o término do prazo. O alfaiate desesperado comia e trabalhava ao mesmo tempo. A comida caiu sobre o terno. Pegou a roupa e correu ao rio, para lavá-lo. Se lhe deslizou das mãos e caiu em águas turbulentas. Aterrorizado o alfaiate se jogou na água para recuperar a sua perda, mas não sabia nadar e também se perdeu atrás da roupa.
(Metáfora da vida).

Pensemos como muitas vezes perdemos nosso tempo em coisas banais, vamos de trás de quimeras, perdemos nosso tempo, e não utilizamos o “tecido da vida” para fazer nosso próprio terno.   

Rav Lic. Ruben Najmanovich