sexta-feira, julho 07, 2017

Pergunta sobre Carne e Leite



Pergunta sobre Carne e Leite

Posso fazer batata frita numa frigideira que é chalavi (de leite) – na qual não foi colocado leite quente ou frio há bastante tempo – e esquentar frango no forno bessari (de carne) e comê-los juntos? 
Em um caso como este, é permitido aos sefaradim comer a batata frita junto com a carne. Para os ashkenazim, porém, a permissão depende dos seguintes fatores:
1) Se a frigideira havia sido usada nas 24 horas anteriores à fritura da batata; 2) Se o alimento a ser feito na frigideira era ácido ou não, mesmo depois de 24 horas.
Eis o resumo da regra: caso um utensílio de leite não tenha sido usado nas últimas 24 horas e o alimento parve (neutro) que será cozido ou frito ou assado não seja ácido, será permitido – para os ashkenazim – comer este alimento parve com carne.
A regra é aplicada no caso inverso, ou seja, de carne para leite. Tudo isso só é permitido Bediavad (post factum). A princípio (Lechatchila), a pessoa que quer comer um alimento parve com carne, não deve prepará-lo deliberadamente em um utensílio chalavi.

Odio



Evite o ódio gratuito

“Não odiarás teu irmão em teu coração”. Evite o ódio gratuito. Odiar por odiar, sem saber por que ou sem dar uma chance à razão, não faz sentido. Não tenha preconceitos. Busque a harmonia. Seja você o primeiro a procurar o outro para fazer as pazes. Converse com quem você brigou, mostre que não gostou do que fez e procure uma saída. Não guarde rancor para outro dia.