quarta-feira, maio 08, 2013

Ierushalaim – Jerusalém: Miscelâneas

Aniversário da Libertação e Reunificação de Jerusalém

Escudo de Jerusalem

"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha mão direita perca a sua destreza", disse o salmista (Salmos, 137: 5-6) e este tem sido o mantra que manteve o alento dos judeus, em todos os seus exílios, ao longo dos tempos.

A Guerra dos Seis Dias

Esta guerra eclodiu seguindo-se a um período de crescente campanha anti-Israel, em todo o Oriente Médio, durante os meses de abril e maio de 1967. Em 15 de maio, o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser ordenou a retirada das Forças de Paz Emergenciais das Nações Unidas estacionadas no Sinai e, logo a seguir, fechou o Estreito de Tirã à navegação de Israel, desafiando as leis internacionais. Em 31 de maio, o Egito havia deslocado 100.000 homens, 1.000 tanques e 500 peças de artilharia pesada para o Sinai. O Egito e a Jordânia tinham assinado um acordo militar de defesa e a Síria, Jordânia e Iraque haviam convocado seus exércitos. O Kuwait, Arábia Saudita, Sudão e Argélia tinham enviado tropas e armamentos. Israel viu-se cercado por um contingente de cerca de 250.000 soldados, mais de 2.000 tanques e 700 aviões de combate. O Presidente Aref, do Iraque, declarou: "Nosso objetivo é claro: varrer Israel do mapa". Em 4 de junho, Israel defrontava-se com o inimigo em três frentes.

Com a declaração de neutralidade por parte dos EUA e a imposição de um embargo de armas na região, em conjunto com a França – enquanto que a ex-URSS armava maciçamente os árabes – e os israelenses eram cada vez mais isolados na arena internacional, o brado pela aniquilação de Israel não era uma ameaça sem fundamento. Na manhã de 5 de junho, a Força Aérea de Israel, antecipando-se a qualquer ação do inimigo, destruiu praticamente toda a Força Aérea Egípcia. Os tanques israelenses cruzaram o Sinai até a margem oriental do Canal de Suez. Em 5 de junho, a Jordânia atacou Israel.

A 7 de junho, os soldados israelenses derrubaram as muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. Correndo cegamente, esses soldados dirigiram-se ao Muro das Lamentações, chorando como crianças ao abraçar suas pedras ancestrais. Após escalar o Muro, soaram as palavras eletrizantes do Comandante Motta Gur: "O Monte do Templo está em nossas mãos! O Monte do Templo está em nossas mãos!"

Sob ocupação jordaniana

A Cidade Velha de Jerusalém foi ilegalmente anexada à Jordânia em 1950, após ter sido ocupada pela Legião da Jordânia, em 28 de maio de 1948 – uma anexação reconhecida apenas pela Grã Bretanha e pelo Paquistão. As duas partes da cidade foram divididas com arame farpado e campos minados, enquanto os soldados jordanianos atiravam a esmo nos cidadãos israelenses do alto das antigas muralhas sagradas. Todos os israelenses – judeus, muçulmanos e cristãos – tiveram sua entrada proibida na Cidade Velha, em flagrante violação do Acordo de Armistício entre Israel e Jordânia, assinado em março de 1949. Os turistas estrangeiros em visita a Jerusalém geralmente tinham que apresentar a certidão de batismo. Durante todos esses anos, todos os vestígios da presença judaica na cidade foram sistematicamente abolidos. Construiu-se uma estrada que cortava o antigo cemitério judaico no Monte das Oliveiras, usando-se suas lápides para pavimentar os pisos nos acampamentos militares e nas latrinas. Cinqüenta e oito sinagogas, incluindo a Sinagoga Hurva, de 700 anos de construída, na Cidade Velha, foram praticamente violadas e destruídas. Negou-se o acesso aos judeus a seus lugares sagrados, especialmente ao Muro das Lamentações. E os israelenses muçulmanos também se viram impedidos de ter acesso às mesquitas na Cidade Velha de Jerusalém.

Quando Israel libertou Jerusalém, o Governo promulgou a Lei de proteção dos Lugares Santos, garantindo liberdade de acesso e culto aos locais sagradas de todas as fés e denominações, além de autonomia interna a vários grupos religiosos para administrarem suas respectivas propriedades e locais de culto. O Kneset estendeu jurisdição israelense a Jerusalém Oriental, dessa forma unificando a cidade sob governo de Israel e colocando um fim à legislação discriminatória. Os israelenses agiram com rapidez para normalizar os direitos aos muçulmanos de orar no Monte do Templo, apesar do fato de que este seja o mais sagrado dos locais para a religião judaica. Hoje em dia, o Wakf, que administra o Monte do Templo, proíbe os judeus de orarem nesse local sagrado.

Jerusalém na História Judaica

Jerusalém está indissoluvelmente ligada ao povo judeu. Seu status especial para a tradição judaica remonta a cerca de 4.000 anos quando D'us conclamou Abraham a sacrificar Isaac no Monte Moriá – local posterior do Templo. Em 1004 a.e.c., David fez da cidade a capital de seu reino e seu filho, Salomão, lá construiu o Templo Sagrado. A cidade permaneceu como capital da dinastia de David durante 400 anos, até ser conquistada e destruída pelos babilônios, em 586 a.e.c. Com o beneplácito da Pérsia, que conquistara a Babilônia, os judeus tiveram permissão de retornar à Terra de Israel e, 70 anos mais tarde, reconstruir sua Cidade Sagrada e o Templo de Jerusalém. A cidade continuou sendo o ponto de convergência da cultura e da religião judaica durante os cinco séculos e meio que se seguiram. Quando o Império Selêucida-helenístico violou o Templo, irrompeu a revolta dos Macabeus (em 167 a.e.c.), sendo restaurada a independência judaica, tendo por sede Jerusalém. No ano de 63 a.e.c., o Império Romano conquistou Jerusalém. Depois de sofrerem opressão religiosa, os judeus rebelaram-se contra Roma, no ano 70 desta Era, sendo destruída Jerusalém e seus habitantes exilados e escravizados, em várias partes do vasto Império Romano. Em 136 da E.C., após a Revolta de Bar Kochba, o Monte do Templo foi arrasado pelos romanos. Jerusalém foi reconstruída como uma cidade pagã – tendo o seu nome trocado para Aelia Capitolina – na quais os judeus tinham a sua entrada proibida.

Ao longo de todos os períodos subseqüentes de ocupação estrangeira em Jerusalém – romanos (até 324 E.C.), bizantinos (324-614), persas (614-638), árabes muçulmanos (638-1099), cruzados europeus (1099-1291), mamelucos (1291-1516), turcos otomanos (1516-1917) e britânicos (1917-1948), a presença judaica e a íntima ligação com Jerusalém foram constantes e duradouras. Desde 1844 (quando se realizou o primeiro recenseamento público oficial), os judeus sempre constituíram o maior grupo étnico da cidade.

Jerusalém é mencionada mais de 800 vezes na Bíblia; e tem 70 nomes na literatura pós-bíblica.

A destruição de Jerusalém é comemorada em rituais sem conta, orações, em dias de jejum (o mais sombrio dos quais, Tishá Be'Av, coroa um período de três semanas de luto). Os judeus, em todo o mundo, fazem suas orações voltados para Jerusalém. Quebra-se um copo na cerimônia de casamento, pois nenhuma alegria pode se completa enquanto o Templo Sagrado de Jerusalém não for reconstruído. Os judeus muito religiosos deixam um quadrado de reboco sem acabamento, ao construir uma casa nova, "em memória da destruição do Templo". As orações do Seder de Pêssach e de Yom Kipur culminam com o desejo fervoroso de que "no ano próximo, estejamos em Jerusalém!"

*********************************************
Conta-se que Napoleão, por acaso, entrou em uma sinagoga no dia de Tishá Be'Av. Viu os judeus sentados no chão, no escuro, chorando, inconsoláveis. Ao lhes perguntar a razão para aquele pesar, recebeu a resposta de que estavam de luto pela destruição de Jerusalém. "Quando isso se deu?", perguntou Napoleão. "Há dois mil anos", responderam. "Um povo que se recorda de sua terra durante dois mil anos, certamente para lá há de retornar", teria respondido o Imperador.

Jerusalém - Ierushalaim - Unificada

 
7 de Junio de 1967 - 28 de Iyar de 5727
 
8 de Mayo de 2013 - 28 Iyar de 5773 

La melodia

Hubo una vez una melodía

melodia

Cuando Rabí Israel Baal Shem Tov

Veía calamidades conmovedoras,

Solía ir a un lugar en el bosque,

Unirse ahí con su alma.

Y prendía ahí un fuego,

y rezaba una oración,

y con eso era suficiente...

Y cuando llegó su discípulo, el Maguid de Medzritsh

a pedir piedad por su rebaño,

solía ir al mismo lugar en el bosque

y charlaba con su creador:

“Señor del Universo...

yo no sé prender el fuego

pero la oración sí la sé

y debe ser suficiente con eso”...

Y con eso era suficiente...

Y cuando llegó el turno de Rab Moshe Leib de Sasob

Para salvar a la gente del decreto,

Solía ir al mismo lugar en el bosque,

y tarareaba con voz quebrada:

“Señor del Universo...

yo no sé prender el fuego, ni tampoco sé la oración,

pero conozco el lugar en el bosque,

y debe ser suficiente con eso”

Y con eso era suficiente...

Y cuando vino Rabí Israel de Rodjin

A rescatar a sus seguidores de la desgracia,

Solía sentarse en el sillón, en su cuarto,

con la cabeza entre sus palmas:

“Señor del Universo...

Yo no sé prender el fuego

Ni tampoco sé la oración.

Tampoco conozco el lugar en el bosque.

Yo solamente sé narrar la historia

Y debe ser suficiente con eso”

Y con eso era suficiente...

Señor del Universo...

Nosotros no sabemos prender el fuego

Y nunca aprendimos la oración.

No conocemos el lugar en el bosque

Ni tampoco la melodía de esa historia.

Pero hay una cosa que sabemos,

Y seguramente no es suficiente:

Sólo esto nosotros sabemos

–Que hubo una vez una melodía. . . .