quinta-feira, junho 18, 2015

Perasháh Côrach; explicação e resumo.

korah

E tomou Côrach... e Datão e Abirão... e a Om filho de Pelete… Levantaram se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação… e disseram: Porque vós exaltais sobre a congregação do Senhor?"
(Números cap. 16 vs. 1-3)
A revolta é em nome da igualdade e contra o despotismo às palavras de Moisés: Santos sereis porque santo é o Senhor, vosso Deus”.

Duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome". São citados três qualificativos para mostrar a seriedade da revolta, para nos dizer que os promovedores da revolta são pessoas de destaque aos olhos do povo. "Príncipes da congregação" "eleitos por ela para encabeçarem as tribos, também Moisés elevou os para servirem na tenda da congregação. Em suma: "Varões de renome".

Junto aos que se revoltam encontramos como integrantes da direção da revolta Datão, Abirão e Om filho de Pelete, três príncipes da tribo de Ruben, a tribo que se sente amargurada pois sendo o primogênito de Jacó,a liderança foi entregue à tribo de Levy. A questão gira em torno do liderazgo, autoridade, poder. Questiona-se a Moshé mas em ultima instancia se questiona por quem foi designado.Assim ficaram aglomerados todos os fatores de insatisfação: A inveja dentro da tribo de Levy, a inveja de uma família pela outra que foi eleita para o sacerdócio; A inveja da tribo de Ruben por ter sido afastada de toda liderança. Amargura do povo desesperado e amedrontado do acontecido com os espiões e o malogro de sua missão, e do acontecido com o homem que foi encontrado apanhando lenha no dia do sábado. E sobre todos estes fatores rege Korach.

"E tomou Korach" – Esta expressão é usada somente no sentido de atrair – atraiu para si todas as pessoas importantes de Israel e os sinédrios, e lhes disse: "Eis que irei contra ele (Moisés) e anularei tudo o que ele fez". (Yalkut Shimoni – parashat Korach) "Anular tudo o que ele fez" para anular o que os outros fizeram, tanto coisas boas com ruins – parece que é eterna.

Côrach e seu grupo tinham tudo que poderiam desejar - riqueza, honra, prestígio - tudo exceto o direito de participar no serviço do Templo. Isso estava reservado para os Cohanim, e ninguém podia comprar aquele cargo. Os rabinos em Pirkê Avot (Ética dos Pais 4:28) ensinam que "inveja, desejo e honra removem uma pessoa deste mundo." O sentimento de inveja começa a roê-lo lentamente por dentro

Korach Ben Kehat Ben Levy, membro de uma das famílias mais importantes do Povo de Israel, entre os levitas. Rico como Korach! Na verdade não foi Korach o único homem que pelos seus sonhos de grandeza e poder perderam a sua vida. Os nossos Sábios perguntam: que procuram os 250 representantes da tribo de Reuben, que se uniram a Korach para criticar a nomeação de Aaron como Sumo-sacerdote, que benefício tinham da dita discussão, acaso não estavam de acordo que de nenhuma maneira podiam ser sacerdotes já que pertenciam à tribo de Levi? "Korach, um dos homens mais ricos era da tribo de Levi e primo de Moshé. Tinha ciúmes de Moshé por não ter sido apontado para nenhuma posição de liderança e como resultado se revoltou contra Moshé e Aharon.  Convenceu 250 pessoas da tribo de Reuven a se juntar a ele. A Torá diz, "Se juntaram contra Moshé e Aharon e falaram: 'Vocês tomam muita honra para vocês mesmos.' Korach argumentou: "Toda a congregação é sagrada e D-us está entre eles, então não tem nenhuma necessidade da liderança de Moshé e Aharon!". Moshé lembrou a Korach: "Seu argumento não é contra nós mas contra D-us que ordenou quem apontar como líder."

.A inveja. Trata-se de uma das condições humanas mais criticadas pela Torá, até ao ponto chegar a especificar nos mandamentos: “Não desejarás a mulher do teu próximo, não desejarás a casa do teu próximo”. foi considerada ao mesmo nível que o assassinato ou o rapto, já que todos provêm da mesma fonte: negam a Hasgalá Divina na qual o Todo-poderoso controla e dirige toda a sua Criação, disseram os nossos Sábios: “Quem é rico? Aquele que é feliz com o que tem”.

O desejo. O Todo-poderoso incluiu na nossa natureza o desejo ou o prazer como incentivo para as nossas necessidades,

A honra. A única condição sobre a qual nos advertiram os nossos Sábios de nos afastarmos dela ao extremo: Assim disse Akiva Ben Mechalalel: presta atenção em três coisas para que nunca cometas erros.: de onde vens, para onde vais e perante Quem darás contas

A criação também vem acompanhada duma ordem; nós humanos cumprimos certas mitzvot. Desrespeita-se a ordem isso leva a anomia, a um Tou va Bohu.

O termo Boker (manhã, lebaker = distinguir) de acordo com rashi faz referencia ao fato que na criação existia uma ordem e também limites. Acaso eles podiam transformar o dia em noite? Da mesma forma foi diferenciado Aaron para cumprir sua tarefa. Côrach pretendeu estabelecer uma nova ordem Assim como a terra se abre para engolirlos também eles abriram suas bocas fora de tempo e lugar.

Shelach Lechá mostra a rebelião popular contra o Criador, e Korach nos mostra a rebelião contra Moshé. Se já se questionou a Dús, como não questionar a suas autoridades terrenas?

A inveja Kiná é como uma chama de fogo ardente que destrói e leva a morte. No Shir Hashirim (cap 8:6):.....

Essa inveja destrói a si mesmo. Números 26:11

Números 16:5-7: .Após tentar convencer os rebeldes a uma retirada, Moshê diz aos dissidentes e a Aharon que cada um deve oferecer incenso a D'us. A oferenda do verdadeiro líder seria aceita por D'us, enquanto que o restante do povo teria uma morte não natural.

16:12: Há os que dizem: Datã e Abirão estavam rodando pelo acampamento de Israel para incitar e instigar, para poder juntar mais queixosos e revoltados ao partido de Korach e seus seguidores.O motivo foi que Moisés não se deu ao trabalho de ir até Datã e Abirão e tentar perssuadí-los com palavras de conciliação e apaziguamento. O que ele fez foi ficar sentado na tenda da congregação mandando chamá-los para que venham perante ele. Por isto desviou se o caminho e tornou se contra a paz.

16:20 O senhor quer destruir todo o povo mas ante as suplicas de Aaron e Moshé acalma. Mas a morte dos rebeldes está decretada.

16:28 A um pedido de Moshê, D'us faz com que a terra miraculosamente se abra e engula Côrach, enquanto o restante dos líderes da rebelião são consumidos por uma chama enviada por D'us.

O Talmud (Tratado Sanhedrin 109b) conta-nos uma história interessante sobre um dos rebelados de Côrach, On ben Pelet (mencionado no primeiro versículo da Porção da Torá) que havia planejado participar da rebelião com o restante dos líderes. Entretanto, sua sábia e justa mulher persuadiram-o a não participar, argumentando que mesmo que a rebelião fosse bem sucedida, Côrach seria aquele a dominar, e On permaneceria submisso a ele, assim como já era a Moshê. Isso trouxe juízo a On, e com a ajuda da esposa, sua vida foi salva.

17:6 “Depois disso, a”congregação inteira" acusou Moshé e Aharon, dizendo: "Vocês mataram o povo do Senhor”.  Quando os sobreviventes reclamam sobre a morte em massa, D'us ameaça destruí-los também, e irrompe uma peste. Mais uma vez, Moshê e Aharon intervêm, oferecendo incenso para impedir a extinção do resto do povo A Torá nos diz que como resultado, morreram 14.700 israelitas numa praga.

17:16 Para colocar um fim as suas reclamações, Hashem disse a Moshé para pegar o bastão de cada líder das 12 tribos e o de Aharon e fincá-los frente a Hashem.  No dia seguinte, o bastão de Aharon estava florido com botões de flores e com amêndoas.  Moshé apresentou os bastões para o povo ver que D-us tinha realmente escolhido Aharon."

18:8 Serviço sacerdotal

O papel de Aharon como Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é reiterado, e a Torá descreve os dons a serem concedidos aos Cohanim como recompensa por seu serviço no Mishcan (Tabernáculo), incluindo o direito de comer determinadas porções dos Corbanot (Sacrifícios). Os Levitas devem também ser sustentados pela sua dedicação recebendo ma'asser, ou a décima parte de todas as colheitas produzidas pelo povo judeu na Terra de Israel.

18; 15 Pidion haben

Toda geração, toda comunidade tem o seu Korach. Sempre que alguém está no comando e está fazendo um bom trabalho pelo bem geral, aparece um engraçadinho querendo fazer o circo pegar fogo.Alguns chegaram ao absurdo de dizer que agora não há mais povo de Israel, que há uma nova Torá e que todos são santos e tem lugar no Céu sem precisar de todas as regras dadas por Hashem a Moshé através da Torá e do Talmud. Aos panacas a Torá continua em vigor com suas 613 Mitsvót (Mandamentos) para os judeus e Sete Mandamentos para os não-judeus.

Benei Korach lo metu. Korach não consegui ver além, não superou suas frustrações.