terça-feira, maio 05, 2015

Lag Baomer

Lag Baomer

lag_baomer


Daqui alguns dias, na próxima quinta, chegaremos, se D’us quiser, a Lag Baomer. Embora nos dias da Sefirat Haomer (contagem do ômer) vigorem costumes de luto, no 33º dia da contagem – Lag Baomer – propriamente dito, é permitido cantar e se alegrar, e não se diz Tachanun (súplicas) nas Tefilot (orações) do dia.

O motivo da alegria em Lag Baomer é a tradição transmitida pelos Sábios de que neste dia cessaram as mortes dos alunos de Rabi Akiva, depois de um longo período no qual morreram centenas deles por dia, como castigo pelo fato de não demonstrarem respeito uns aos outros. Outro motivo para a alegria deste dia é o fato de ter sido, por outro lado, o marco do início dos ensinamentos de Torá de Rabi Akiva a uma nova geração de alunos, entre os quais Rabi Shimon Bar Yochai. Destes novos discípulos a Torá de Israel se difundiu até os nossos dias. Um terceiro motivo para a alegria é o fato de ser a data da Hilulá (festa) que rememora o falecimento do tanaíta sagrado, Rabi Shimon Bar Yochai, autor do Zôhar, o maior dos alunos de Rabi Akiva.

De acordo com todas as opiniões rabínicas, é permitido, do início ao fim do dia de Lag Baomer, cantar, dançar e tocar instrumentos musicais. Os ashkenazim costumam permitir que se corte o cabelo e a barba no próprio dia de Lag Baomer, pela manhã. Os sefaradim costumam permitir o corte de cabelo e barba somente a partir da manhã do 34º dia. Aqueles que seguem o costume do Arizal não cortam cabelo e barba em nenhuma dessas datas, pois o seu costume é não cortá-los até a festa de Shavuot.