sexta-feira, julho 11, 2014

Perasháh Pinchás

Resumo da Perasháh

Perasháh Pinchas

Conteúdo

Hashem diz para Moshe informar a Pinchás que ele receberá o "pacto de paz" Divino como recompensa por sua ação corajosa - por ter evitado a corrupção e a assimilação, através da atitude de Zimri e a princesa midianita Cozbi. Hashem ordena a Moshe para que o Povo Judeu mantenha um estado de inimizade com os midianitas, por eles terem nos persuadido a pecar. Moshe e Elazar são instruídos a fazerem um censo da nação. A Toráh menciona os nomes das famílias de cada uma das tribos. O número total de homens entitulados a servirem no exército é 601.730.

Hashem explica a Moshe como dividir a Terra de Israel para o Povo Judeu. O número de famílias dos Levitas é mencionado. As filhas de Tselofachad fazem uma alegação para Moshe: como elas não têm irmão, elas pedem a herança da porção de terra de seu pai. Moshe pergunta a Hashem qual é a lei nesse caso, e Hashem responde que a alegação delas é justa. A Toráh ensina as leis e prioridades que determinam a ordem de heranças. Hashem diz para Moshe subir numa montanha e ver a Terra de Israel em que o Povo Judeu entrará em breve, porém não poderá acompanhá-los. Moshe pede a Hashem para designar o próximo líder do Povo, e Hashem seleciona Yehoshúa Bin Nun. Moshe aponta Yehoshúa como seu sucessor frente a toda a nação. A Perasháh conclui com ensinamentos especiais sobre o serviço no Bêt HaMikdash.

Comentários da Perasháh

"Moshe falou com Hashem dizendo: 'Que Hashem, o D’us de todos os Espíritos de carne, aponte um homem sobre a Assembléia' ". (Bamidbar 27:15-16)

"O D’us de todos os Espíritos" é uma expressão rara. Qual era a intenção de Moshe ao dirigir-se a Hashem dessa forma?

O melhor líder é aquele que entende intimamente a natureza individual de seu grupo. Ninguém nos conhece tanto quanto Hashem. Portanto, Moshe rezou para que aquele que o substitua, assemelhe a qualidade Divina de conhecer os Espíritos de carne.

E, que possa ao mesmo tempo, ter intuição sobre suas necessidades – as virtudes e falhas daqueles que lideram.