sexta-feira, janeiro 04, 2013

Perasháh da semana em português. Shemot (Shemot – Éxodo 1:1–6:1)

1º Comentario

Shemot

O Papel da Mulher Judia

Shemot

Na porção semanal de Shemot lemos sobre o começo da escravidão de nossos antepassados no Egito e sobre os fatores que os redimiram. Nossos sábios observam que as mulheres do futuro Am Israel (Povo de Israel) no Egito eram responsáveis pela Redenção; derrotaram o faraó e suas intrigas acendendo a chama dos valores espirituais no coração de sua geração.

Em nossa sociedade contemporânea a mulher judia tem sido colocada na delicada posição de timoneiro do barco de sobrevivência judaica. A educação das crianças é quase que totalmente legada a ela. Caso renegue sua responsabilidade, há pouco a fazer por parte de seu marido, para retificar sua decisão. Uma investigação mais vasta na composição de nossa vida comunitária mostrará que a mulher contemporânea está exercendo sua influência quase em todas as áreas judaicas. Geralmente é ela que determina qual escola seus filhos irão frequentar. É ativa, tanto nos círculos de sua comunidade quanto na sociedade cívica. Muito do sucesso obtido na angariação de fundos de beneficência deve ser atribuído à sua participação.

Estamos confiantes que a mulher judia, uma vez consciente de seu papel singular, já aceitou o desafio de redimir o judeu do século XXI da escravidão da ignorância judaica e da indiferença que ameaça sua sobrevivência nos dias atuais. Seu conhecimento sobre os valores torna-se imprescindível.