quinta-feira, maio 21, 2015

Shavuot: Que significa?

Tapa para e-mail

O que é Shavuót e Como é

Celebrada ?

shavuot3

A Toráh chama Shavuót de “A Festividade das Semanas” (Bamidbár 28:26). A própria palavra “Shavuót” significa “semanas” em hebraico. Isto se refere às 7 semanas que contamos desde o segundo dia de Pessach (quando uma oferenda de cevada era levada ao Templo Sagrado, em Jerusalém) até a Festa de Shavuót. É também, um dos três Regalím (Pessach e Sucót são os outros dois) onde na época em que o Beth HaMikdásh, o Grande Templo Sagrado, ali estava erguido, cada homem na Terra de Israel tinha a obrigação de viajar para Jerusalém para celebrar esta festividade. Shavuót é a celebração da outorga da Toráh no Monte Sinai para todo o Povo Judeu. É uma época de dedicação e compromisso ao estudo da Toráh e a sua mensagem atual.

A Toráh com seus ensinamentos é o sangue vital do povo Judeu. Nossos inimigos sempre souberam que, quando nós Judeus paramos de estudar a Toráh, a filosofia da mesma, assim como suas tradições, nossa assimilação é inevitável. Sem conhecimento não há compromisso. Ninguém pode amar o que não conhece. Uma pessoa não pode fazer ou entender o que nunca aprendeu.

Um Judeu tem que aprofundar na luz que reflete essa fonte chamada Toráh.

Se quisermos que nossa família permaneça Judia e que nossos filhos se casem dentro da comunidade, então devemos integrar um programa de estudo, que nos leve a vivênciar um Judaísmo dinâmico em nossas vidas e implantar estes ensinamentos em nosso lar e em nós mesmos.

Em Shavuót existe o costume de passarmos a noite inteira acordados, estudando essa mensagem milenar no qual viveu arraigado nosso Povo. A razão: na manhã em que o Povo Judeu iria receber a Toráh, no Monte Sinai, eles dormiram.

Acrescentou o Arizal Hakadosh (Rabi Itzjak de Luria ZT”L) e assegurou que todo aquele que estuda Toráh durante toda a noite de Shavuot, sem dormir por um só instante, recebe a garantia de que completará o ano vigente, e não sofrerá qualquer dano no ano próximo. E vários outros fatores importantes dependem da força desse estudo de Toráh sem intervalo (de sono) nessa noite tão especial.

Nós, agora, podemos retificar a tendência de entregarmo-nos aos nossos instintos, demonstrando nossa resolução ao permanecermos acordados toda esta noite. Já que a escuridão se enfrenta quando colocamos luz, uma luz que sai das profundezas do nosso interior , como a mais puros dos sentimentos.

Essa Luz encontra-se na noite de Shavuot.

Lilmod lerefuat