quinta-feira, junho 26, 2008

As Verdadeiras Pedras

Recentemente ouvi uma história que me deu uma tremenda percepção sobre a vida, que eu precisava compartilhar com vocês.

Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito a seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou à classe: “Está cheio?” Unanimemente responderam: “Sim!”

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos: “E agora, está cheio ?” Desta vez alguns estavam excitantes, mas a maioria respondeu: ‘Sim!”

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou: “Está cheio?” Agora a maioria dos alunos estava mais precavida, mas novamente muitos responderam: ‘Sim!”

O professor, então, mandou trazer um jarro cheio de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professou perguntou para a classe: “Qual o objetivo desta demonstração?”

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: «Não importa o quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!»

“Não”, respondeu o professor. “O ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro”. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal. Se você preencher sua vida com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, a areia e a água, nunca terá tempo para as coisas importantes.

Dedicar-se a estabelecer as metas que devem ser os paradigmas de nosso futuro na Comunidade, é parte das pedras grandes. As discussões, as invejas, os comentários vãos formam o caráter dos medíocres, e maior herança que se pode deixar para nossos futuros, são aquilo que foi o referencial que marco ao povo de Israel como Or Hagolá, a Luz na diáspora, conhecimento, vivencia, alegria e humos, decisão de superar os desafios, e não que eles nos manejem.

Então, quais são as “Grandes Pedras” de sua vida? Passar algum tempo com seus filhos, seus pais ou seu esposo/esposa? Ir a um seminário ou a aulas para adquirir as informações e perspectivas que precisa para ter sucesso? Usar seu tempo para estabelecer metas, planejamentos ou avaliar seu progresso? Construir uma Comunidade, onde o crescimento esteja baseado no conhecimento?

Quando estiver incomodado com a falta de tempo para fazer suas coisas, lembre-se da história sobre as Grandes Pedras e o Vaso!