quinta-feira, março 25, 2010

PÊSSACH E A CABALÁH:


UM SALTO PARA A LIBERDADE

Há séculos, os cabalistas têm entendido que para atingir um nível de iluminação e conhecimento, temos que abandonar as explicações tradicionais dos adeptos da assim chamada corrente principal e retornar ao significado e propósito do feriado. Os sábios confiaram nas leis de causa e efeito para quebrar os muros de idéias erradas que têm prevenido tantas pessoas de tirar proveito da riqueza e positividade que a festa de Pêssach tem para oferecer. A significação de Pêssach é resultado e efeito do mês hebraico de Nissan, que é a causa primária da liberdade que é tão freqüentemente associada com esta festa especial. Portanto, não há razão para celebrar tradicionalmente Pêssach como a ocasião que marca a libertação do Povo Judeu.

Não consideramos Pêssach como um dia similar ao Quatro de Julho Americano ou o Sete de Setembro do Brasil, dois eventos que as gerações posteriores comemoram e relembram, mas que não fornecem energia para o presente além do fato de oferecerem um dia fora do atropelo usual de um dia de trabalho. Pêssach nos proporciona uma oportunidade de perceber que podemos e devemos hoje alcançar liberdade irrevogável em nossas vidas individuais. A servidão à qual estamos sujeitos vem de várias formas: uma pessoa ou um país podem estar sobrecarregados pelo peso de dívidas. Um casamento pode ser uma fortaleza que alguns tentam deixar e na qual outros querem entrar. Podemos nos livrar da servidão da insegurança, da carência, do medo, dos litígios. As muitas faces da servidão enchem nossa vida, não reconhecidas como tal. Estamos cegos para o fato de que estes aspectos não precisam ser necessariamente partes do quebra-cabeças de nossas vidas. Estivemos cegos por 2000 anos. E continuaremos cegos se não seguirmos a ordem específica, o seder, que o antiga sabedoria da Cabala proporcionou mesmo antes que a raiz do problema tivesse um começo.

A chave que destranca as portas da cadeia mesma que nos prende longe da libertação que teve lugar no Egito há tantos anos atrás pode ser encontrada no livro do Êxodo, na Bíblia. "Esse mês será para vós princípio dos meses, seja ele para vós o primeiro dos meses do ano" (Êxodo, 12:2). Esta é a primeira menção Bíblica do signo do zodíaco de Áries como o Rosh HaChodashim, o primeiro, a cabeça, ou a fonte de todos os meses, e a cabeça da roda do zodíaco. As palavras chaves no versículo do Êxodo citado são "para vós". Com esta frase, o controle cósmico mudou na época do Êxodo, do Egito, deixando os filhos de Israel, e com eles toda a humanidade, em controle.

Sem este controle, os mandamentos dados mais tarde a Moshe no Monte Sinai - não matar ou roubar - estariam além da compreensão da humanidade, que estava acostumada a matar e roubar com tanta naturalidade quanto a respirar. Ao passar o controle "para vós", significando "para a humanidade", o Criador conferiu sobre Suas criaturas uma ética e responsabilidade através das quais eles iriam controlar essa energia cósmica negativa de assassinato e roubo, ou qualquer desejo só para si mesmo.

Este mês de Nissan foi estabelecido no Cosmos como o mês conhecido por Aviv, que quer dizer primavera [em inglês, "spring"]. Tomando-se literalmente, a idéia é exatamente o que o conceito implica, dar uma salto para a frente ["spring forth"] . A expressão "ele foi ejetado ["sprung"] da cadeia" também reflete a mesma idéia apresentada por Nissan: a oportunidade universal para a humanidade saltar para fora de qualquer situação ou condição em que nos encontramos confinados ou aprisionados.

A sistemática quebra das grades é conhecida como o seder de Pêssach. Utilizando as ferramentas listadas na ordem da Hagadáh, a narração da história do exílio judeu do Egito, podemos alterar o ano vindouro em termos de confrontos físicos e metafísicos. Marte, o planeta regente sobre o mês de Nissan, nos ajuda nessa alteração, injetando sua energia inata de fragmentação; assim como Marte é o deus grego da guerra, também o planeta Marte é a causa celestial para a fragmentação que leva à guerra. As guerras que podem ser instigadas durante o mês de Nissan podem ser guerras entre nações, organizações, conhecidos, ou pessoas queridas, tanto quanto guerras pessoais de nossos egos, medos e esperanças. Podemos prevenir todos os tipos de guerra durante todos os momentos do seder durante a semana de Pêssach.

Compartilhando dos outros remédios prescritos para esta guerra, como a remoção dos cinco grãos de nosso meio durante a semana de Pêssach , podemos remover a força que nos propele a resistir à paz e à harmonia por todo o ano. Assim como o pão tende a subir e inchar, também estamos inclinados a inchar nosso ego em certas ocasiões, nem sempre nas circunstâncias mais pro ativas. Remover este chamets , e participar do seder de Pêssach, nos fornece esta chance de fazer guerra contra nosso próprio caos pessoal, assim como o caos global que está se tornando tão prevalecente em nossos dias.

Rabino Prof. Ruben Najmanovich