domingo, julho 18, 2010

E falando de Sionismo.......

E falando de Sionismo.......

Zeev Jabotinsky, que faleceu no dia 29 de Tamuz de 5700 (4.8.1940)

Um dos mais importantes líderes sionistas, fundador dos “Batalhões Hebreus”, durante a 1ª Guerra Mundial, fundador do Movimento Revisionista, escritor, poeta, tradutor e orador.

Nasceu em Odessa em 1880. Estudou Direito na Suíça e na Itália. Em 1901 regressou à Rússia, trabalhando como repórter em jornais locais. Depois dos pogroms de Kishinev (1903) associou-se à Organização Sionista, tornando-se muito rapidamente um de seus principais porta-vozes. Trabalhava em prol da educação nacional e da língua hebraica.

Durante a 1ª Guerra Mundial foi um dos fundadores dos “Batalhões Hebreus”, que lutaram junto com os aliados e ajudaram a libertar Eretz Israel das mãos dos turcos. Foi o comandante do primeiro batalhão que atravessou o Rio Jordão e entrou em Eretz Israel.

Em 1920 fundou em Jerusalém um grupo de auto-defesa, que conseguiu repelir em Pessach a turba árabe atacante. Por causa disso foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados. O fato causou grande comoção pública, e ele foi libertado poucos meses depois, junto com outros condenados pelo mesmo motivo.

Em 1922 tornou-se membro da Diretoria da Organização Sionista, sob a presidência de Chaim Weizmann; um ano depois, porém, abandonou o posto, por discordar dos líderes da Organização Sionista, os quais, segundo argumentava, conformavam-se com a política britânica em Eretz Israel.

Em 1925 fundou em Paris a União Mundial dos Sionistas Revisionistas, com o objetivo de lutar pela mudança dos valores do movimento sionista. No mesmo ano foi eleito também presidente do Movimento Betar, fundado em Riga em 1923.

Em 1928 retornou a Eretz Israel, com dupla função: membro da redação do jornal “Doar Haiom” e diretor da companhia de seguros “Yehudá”. Em 1930, estando no exterior, os britânicos aproveitaram-se do fato para não renovar seu visto de entrada no país. Desde então, não pôde retornar a Eretz Israel.

Seu extremismo nacionalista e sua oposição à linha política da Organização Sionista e à forma como esta dirigia o Yshuv levaram Jabotinsky a retirar-se de suas fileiras (1935), fundando então a “Nova Organização Sionista”. Em 1937 tornou-se oficialmente o primeiro comandante do Etzel (Irgun Tzvaí Leumi – Organização Militar Nacional, criado em 1931), mas por encontrar-se no exterior não pôde cumprir suas funções.

Dedicou-se também à criação de uma força hebréia para lutar na guerra contra a Alemanha, tendo viajado com esse objetivo aos Estados Unidos em 1940. Lá faleceu de um ataque cardíaco.

Em seu testamento, pediu que seus restos mortais fossem trasladados a Eretz Israel segundo a solicitação do governante do Estado Judeu. Seu desejo foi atendido em 1964 pelo Primeiro-Ministro Levi Eshkol, e sua sepultura encontra-se no cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém.