sexta-feira, dezembro 31, 2010

A ESCADA

A ESCADA

A escada da oração









O grande mestre chassídico Rabi Israel Baal Shem Tov ia orar por muitas horas todos os dias. Seus discípulos, que há muito já tinham concluído suas orações, que formavam um círculo ao redor dele para ouvir a melodia de suas orações e deleitar os olhos com o espetáculo de uma alma em crescimento na fixação de meditação para seu Criador. Era uma regra tácita entre eles que ninguém abandonasse seu posto até que seu mestre concluísse suas orações.

Um dia, um grande cansaço e fome se abateram sobre eles. Um por um, eles foi indo para casa para descansar um pouco, certo de que as orações do mestre continuariam por mais algumas horas. Mas quando eles voltaram, eles descobriram que ele tinha acabado de rezar enquanto eles tinham ido embora.

"Diga-nos, Rebe" , perguntaram-lhe: "Por que você concluiu suas orações tão cedo hoje?"

O Baal Shem Tov respondeu com uma parábola: Certa vez, um grupo de pessoas estava viajando por uma floresta. Seu líder, que foi abençoado com uma visão aguçada, viu um lindo pássaro empoleirado em cima de uma árvore alta.

"Vem", ele disse a seus companheiros: "Eu gostaria de capturar essa bela ave, para que possamos deliciar-nos com sua música e seu olhar sobre cores maravilhosas."

"Mas como você pode alcançar este pássaro?”, perguntaram a eles, "A árvore é muito alta e nós estamos presos à terra."

"Se vocês subirem um a um sobre os ombros de seus companheiros", explicou o seu líder, "Vamos subir nos ombros dos homens mais altos e alcançar o tesouro que acena para nós das alturas".

E assim o fizeram. Juntos, eles formaram uma corrente que ia desde a terra para o céu, com o seu líder junto, satisfeito em alcançarmos seu objetivo. Mas logo, logo, cansaram do exercício e saíram, um a um, para comer e descansar, e o homem que avistou a ave caiu no chão.

Esta é a mensagem, para ascender a escada do conhecimento, do crescimento, temos que estar todos preparados para não cansar-nós.

_____________________________________________________
O Judaísmo chassídico ou hassídico (do hebraico חסידים – pl chassidismo, Chasidut para os sefardim; Chasidus para os asquenazes, piedosos ou devotos) é um movimento dentro do judaísmo ortodoxo que promove a espiritualidade e existiu praticamente em todas as eras da história judaica. Hoje, no entanto, este termo é aplicado para denominar a tendência que se desenvolveu na primeira metade do século XVIII, na Europa Oriental, com o rabino Baal Shem Tov, em reação ao judaísmo legalista. Promove a espiritualidade, através da popularização e internalização do misticismo judaico, como um aspecto fundamental da fé judaica.

Rabi ou Rabino (do hebraico clássico: רִבִּי, ribbi; no hebraico moderno: רַבִּי, rabbi), dentro do judaísmo, significa " professor, mestre " ou literalmente "grande ou engrandecido". A palavra "Rabbi" ("Meu Mestre") deriva da raiz hebraica Rav, que no hebraico bíblico significa "grande" ou "distinto ou diferente" (em conhecimento).

Rebe ou Rebbe (do hebraico רבי rebbe ) é um título dado aos rabinos dentro do judaísmo ortodoxo , particularmente dentro do chassidismo. "Rebe" escrito em hebraico é a sigla de "rosh benei israel"-líder de israel (cabeça dos filhos de israel)