sexta-feira, janeiro 28, 2011

A IDÉIA DE UM “RENASCIMENTO” JUDEU

Valores Judaicos

Festas Judaicas

“Não se pode legislar a continuidade judaica. Nem o Congresso Judaico Mundial nem o Keneset (Parlamento que Legisla no Estado de Israel) podem fazê-lo..., mais estão destinado ao fracasso.

A resposta não está simplesmente no conhecimento Judaico. Há quem pense que fartando a nossa juventude com estudos Judaicos teremos êxito. Mas inclusive se distribuirmos uma educação Judia, está não produz necessariamente o resultado correto. Temos jovens que são um exemplo disto, e o digo na minha qualidade como Judeu Religioso que usa kipáh. O estudo sem ensinamentos morais não basta. Temos que ensinar o amor ao povo Judeu, e o amor a Eretz Israel (A terra de Israel), um sem o outro são simplesmente insuficientes...

A ausência dos valores Judeus e da vida familiar Judia é um problema real. Nossa juventude está apostando em outra direção porque a vida Judia lhes é representada de forma aborrecedora. Nossos jovens optam por “lá fora” sem saber ao menos pelo que estão optando. Não conhecem as perguntas a formular. Por que o Seder (noite de Pêssach, onde é lido uma Hagadáh, um livro que relata não só o êxodo de Egito, senão a importância de estudar-lo) é importante? Pois não fazemos apenas quatro perguntas (o número quatro na noite de Pêssach, é marcante, e existe um momento onde se realizam 4 perguntas, que representam, os 4 mundos de acordo a Cabaláh), mas sim sabemos quais são as quatro perguntas...

Nosso maior problema, e também o de Israel, é o de que estamos perdendo inimigos. Sabíamos como enfrentá-los. Agora temos que tratar com nós mesmos, e é difícil.

Devemos reconstruir a nós mesmos, e não ao mundo. É árduo, porque requer substância e conhecimento, trabalho em casa e preparação. Neste sentido falamos da necessidade do “renascimento Judeu.”