sexta-feira, outubro 12, 2012

A Perasháh desta semana:Bereshit - Em Português.

bereshit1

No princípio, criou D’us os céus e a terra" Gên. cap.1 vers.1

Renovação permanente

“No princípio criou D’us...". Por isso, dizia o Rabi Levy Yitzchak de Berditchev, em nossa prece nos repetimos diariamente e dizemos "Ele cria luzes e forma trevas”. Isto é dito no tempo presente e não no tempo passado. Por esta razão que os processos de criaçao e formaçao são permanentes e não interompidos nem por um instante, desde os atos de criação até o presente e até o fim do mundo.

D’us, abençoado seja seu nome, em sua benevolência, renova diariamente os atos de criação e dispõe diariamente os luzeiros e alegra o mundo que criou. Sobre isso disse Rabi Aron de Karlin de como que D’us abençoado seja seu nome, renova diariamente os atos de criação tambem o homem deve renovar diariamente alguma coisa.

Quem não progride - retrocede. E quem não tem algo de novo todo dia, sinal é de que tambem não possue algo de velho.

Esta combinação de início da Criação e de entrega da alma ao povo constitui-se num reforço da interpretação de Rashi em sua hexegese de Gênesis: “No princípio” – por causa da Toráh, que é chamada o princípio (reshit) … e por causa do Povo de Israel que é chamado as primícias (reshit).

A palavra “por causa de” (bishvil) não expressa sentimentos de superioridade e singularidade no mundo, como se apenas o Povo de Israel tivesse realmente o direito à existência, mas sim parece-se com o que está escrito na Mishnat Sanhedrin: “Por isso, cada um é obrigado a dizer por minha causa o mundo foi criado”.

O Rabino Nachman de Braslev acrescenta: “Eu tenho a responsabilidade de trabalhar por sua perfeição”. Não se trata de uma superioridade que vem exigir privilégios especiais, mas sim expressa o tamanho da responsabilidade e da missão: o destino de todos os povos do mundo pesa sobre os ombros deste povo.

Que Bereshit, nos permita comprender o reshit, e a partir dai ter a chochma para diferenciar o dia da noite, a luz da oscuridão.